dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Meio Ambiente        
Estudo sobre regeneração natural facilita cumprimento do Novo Código Florestal
Levantamento realizado pelo Centro de Desenvolvimento do Agronegócio mostra que mais de 60% da área do Espírito Santo apresentam alto potencial de regeneração natural
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Franco Fiorot, Rurale
17/07/2014

O Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro) concluiu um estudo estratégico que quantificou o potencial de regeneração de florestas nativas nas diferentes regiões do Estado do Espírito Santo. O resultado desperta atenção de especialistas com a conclusão que 60,8% da área estadual, o que equivale a 2.804.431 hectares, apresentam um alto potencial de regeneração natural de florestas nativas. Na maior parte dessas áreas, não é necessário o plantio de mudas para a restauração florestal.

Realizado em conjunto com a Secretaria de Estado de Agricultura, o estudo teve como objetivo fornecer informações para contribuir no processo de aumento da cobertura florestal nativa, de forma simples, eficiente ecologicamente e com baixo custo (veja recomendações abaixo). “Dessa forma, é possível ter uma maior aceitação pelos produtores rurais e outros componentes do setor florestal capixaba, o que facilitará o cumprimento da legislação pertinente”, destaca Gilmar Dadalto, coordenador técnico do Cedagro, entidade que visa a defesa, promoção e fortalecimento do setor rural capixaba.

Durante o desenvolvimento do levantamento, foi realizada a comparação nas fotos aéreas de 1975 e 2008 e verificada a existência de fragmentos regenerados (Figura 1 abaixo). Com a análise, essas áreas foram visitadas em campo e os profissionais checaram o estágio de regeneração, avaliando importantes parâmetros como distância entre fragmentos regenerados e matriz, velocidade de regeneração, histórico de uso da área regenerada, estudo florístico identificando e quantificando as principais espécies florestais encontradas, entre outros.

O Estado foi dividido em 12 zonas naturais (Figura 2), sendo que as zonas Central Serrana, Transição Metropolitana/Central Serrana e Extremo Sul Acidentado foram as que apresentaram maior potencial de regeneração natural (mais de 90% de potencial), enquanto as zonas Extremo Norte, Tabuleiro Sul/Extremo Sul Baixo e Litoral Norte apresentaram menos de 35% de potencial de regeneração natural. Os dados mostram que existe uma grande diferenciação de potencial entre as diferentes regiões/zonas naturais do Estado em função principalmente da variação da cobertura florestal nativa, do solo e do clima.

Naturalmente
O estudo realizado pelo Cedagro verificou também que, entre 1975 e 2008, 18.979 fragmentos florestais se regeneraram naturalmente no Espírito Santo, ocupando uma área de 106.554 hectares. O índice representa que, em média, cerca de 3.229 hectares de florestas nativas foram regenerados anualmente. “A tendência é que essa área anual regenerada nos últimos anos seja bem maior que no passado, em função da existência de legislação, que a partir de 1993 proibiu o corte de mata atlântica, e do maior rigor da fiscalização e processos educativos ambientais”, diz o engenheiro agrônomo Gilmar Dadalto.

Recomendações como estratégia geral de restauração florestal na maior parte das áreas zoneadas, ressalvadas as particularidades locais:
a) Zonas com alto e transição médio/alto potencial de regeneração natural - o simples isolamento das áreas dos fatores de degradação, caso houver;
b) Zonas com médio potencial de regeneração natural - isolamento dos fatores de degradação e a adoção de técnicas de nucleação (transposição de serapilheira/solo, semeadura direta, etc.);
c) Zonas com baixo potencial de regeneração natural - adoção de técnicas de nucleação (transposição de serapilheira/solo, semeadura direta, etc.) em conjunto com o plantio de mudas seguindo modelos ecológicos de baixo custo.


Figura 1 – Fotografias aéreas do ano de 1975 e 2007/2008 demonstrando um fragmento florestal regenerado no município de Guarapari - ES
 

Figura 2 – Mapa de classificação do potencial de regeneração natural do Espírito Santo 
 

Vila Pavão, ES: fragmento florestal em estágio médio de regeneração, com 34 anos de regeneração e ocupada anteriormente durante 20 anos por culturas agrícolas, a 200 metros da floresta fornecedora de propágulos

 

Guaçuí (ES) - Fragmento florestal em estágio médio e com 12 anos de  regeneração (parte inferior da foto), a 250m abaixo da floresta matriz (parte superior da foto)

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Meio ambiente
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada