dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Entidades  
Brasileiro é eleito vice-presidente do Codex Alimentarius
Guilherme da Costa estará à frente das questões e discussões relacionadas à segurança alimentar de interesse mundial
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Mapa
18/07/2014

Durante a 37ª Reunião da Comissão do Codex Alimentarius (CAC), realizada em Genebra, entre os dias 14 e 18 de julho, o candidato brasileiro, Guilherme Antonio da Costa Júnior, foi eleito vice-presidente da Comissão. No total, ele recebeu 134 votos dentre os 169 países presentes. Também concorreram ao cargo candidatos do Japão, Egito e Mali.

Guilherme da Costa é fiscal federal agropecuário e médico veterinário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) desde 1981. Ele já foi coordenador-geral de Assuntos da Organização Mundial do Comércio na Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do Mapa e adido agrícola, por quatro anos, da Delegação Permanente do Brasil, junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e demais organizações internacionais sediadas em Genebra. Agora, na vice-presidência da Comissão do Codex Alimentarius, Guilherme assumirá papel de protagonista frente às principais questões e discussões relacionadas à inocuidade e segurança alimentar de interesse mundial.

Os esforços e a liderança empreendidos pela SRI do Mapa, juntamente com as ações do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmetro) e a Agência Nacional de Vigilância sanitária (Anvisa) foram fundamentais para a candidatura do brasileiro.

O Codex
A Comissão do Codex Alimentarius foi estabelecida em 1963 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele é reconhecido pela OMC como referência internacional para a solução de disputas sobre inocuidade alimentar e proteção da saúde do consumidor, sendo o órgão de maior relevância no mundo sobre o assunto. Além disso, ele também trabalha com temas relacionados à rotulagem de alimentos, higiene alimentar, aditivos alimentares, resíduos de pesticidas e procedimentos de avaliação da inocuidade de alimentos derivados da biotecnologia moderna, dentre outros. Também contém orientações para o tratamento de sistemas de inspeção e certificação oficiais na importação e exportação de alimentos.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada