dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Assistência Técnica e Extensão Rural      
Agroecologia é tema de capacitação para extensionistas no RS
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater/RS-Ascar
21/07/2014

Aplicar os princípios da Agroecologia nas formas de manejo dos agroecossistemas. Com este o objetivo, a Emater/RS-Ascar realiza a Jornada de Agroecologia, envolvendo todas as regiões do Estado. Nesta semana foi a vez da região administrativa de Porto Alegre, com a participação de 50 pessoas, entre extensionistas e técnicos da Instituição e pesquisadores da Embrapa. O encontro foi encerrado na última sexta (18), em Montenegro, no campus da Universidade de Santa Cruz (Unisc), e no Centro de Treinamento de Agricultores (Cetam). Durante a capacitação, são analisados e nivelados conhecimentos e experiências sobre Sustentabilidade, suas relações com a Agroecologia e o trabalho da Extensão Rural.

De acordo com o diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus, que participa desta quinta edição da Jornada pelo Estado, na capacitação são fundamentadas as práticas e métodos de base ecológica, especialmente na atuação dos trabalhadores da Instituição, voltada à execução da Chamada Pública de Sustentabilidade e Agroecologia. "Essas capacitações acontecem em todas as regiões e têm permitido que, a partir da realidade regional, se possa avançar e aplicar os princípios da Agroecologia nas formas de manejo dos sistemas produtivos animais e vegetais", explica Paulus, ao anunciar, para agosto, a realização das próximas jornadas, envolvendo os escritórios regionais da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Bagé e Pelotas.

Durante a Jornada é feito o diagnóstico produtivo da região e são discutidos e nivelados os conceitos de Agroecologia e Sustentabilidade, realizados trabalhos em grupo sobre os caminhos para a transição agroecológica, abordadas as diversas formas de manejo ecológico de solos, bem como de nutrição, proteção de plantas e trofobiose, e apresentadas e elaboradas receitas de produtos alternativos nutricionais, como caldas bordalesa e sulfocálcica, além de alhol e biofertizantes, e também ocorre visita técnica a uma propriedade agroecológica.

A Jornada chegou ao fim com muito boa avaliação dos coordenadores, Luiz Fernando Fleck e Cíntia Barenho. O encontro foi especial, de primeira. Se melhorar, estraga, afirmou Fleck. Cíntia destacou o grupo interessado e participativo, especialmente quanto à execução das chamadas públicas”.

Para o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar de Alvorada, Guilherme Cunha Marimon, o curso foi válido porque a ferramenta de avaliação da propriedade e a prática da oficina de caldas cumpriram com meu objetivo de melhor orientar o agricultor para a transição agroecológica. Ele também destaca o acesso a vários nomes considerados referências na Agroecologia. Agora poderemos aprofundar e direcionar os conhecimentos, cumprindo com nosso compromisso enquanto extensionistas, diz. Já pra Sabrina Milano Vaz, engenheira agrônoma da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, o curso foi ótimo, pois aproximou as pessoas e nivelou conceitos. É um processo de aprendizagem. O próximo passo é aplicar os conhecimentos”.

Vivência aplicada
Uma visita técnica a uma propriedade considerada exemplo na aplicação da Agroecologia faz parte da programação da Jornada. Na região de Porto Alegre, a propriedade de Antônio Auri Hamersky e Maria Fortes, localizada no Assentamento Itapuí, em Nova Santa Rita, foi escolhida, pois envolve diversificação, rotação de culturas e produção orgânica de alimentos. Durante a visita, os participantes conferiram a horta, de pouco mais de um hectare de área, mas que produz mais de 30 tipos de alimentos, como laranja, cenoura, beterraba, aipim, rabanete, alface, temperos e mais de 4.500 pés de moranguinhos da variedade camarosa, e flores.

O segredo para manter a qualidade dos alimentos e a clientela nas feiras ecológicas de Canoas (nas quartas-feiras à tarde e aos sábados de manhã) é nunca plantar um produto no mesmo lugar. Assim, percebo que o solo está melhorando cada vez mais, afirma Hamersky.

Começamos com dois hectares e agora são 13 hectares de área, lembra Maria, ao destacar que há dois anos a propriedade conquistou a certificação de produção orgânica pelo Ministério da Agricultura. Conquistamos a certificação de Organização de Controle Social (OCS) e estamos criando uma Opac (Organismo Participativo de Avaliação de Conformidade), antecipa a agricultura, ao anunciar para breve uma agroindústria coletiva da Associação de Produtores Herval. A propriedade possui ainda mais de dois hectares de mata nativa, tudo registrado no plano de manejo, e, através do projeto Verde Sinos, está recuperando a mata ciliar e prevê, como benfeitorias, a instalação de uma composteira e de um sistema de captação da água da chuva.

Para o casal, que mantém sozinho a propriedade, a satisfação e qualidade de vida os fazem permanecer na propriedade. De cinco anos para cá, participamos de cursos de capacitação junto ao Cetam, em Montenegro, e nossa produção tem melhorado bastante. Não podemos nos queixar, dizem, orgulhosos.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada