dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Agroecologia        
Produção sustentável agrega valor à produção agrícola, afirmam especialistas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Iapar
28/07/2014

Levar aos produtores de feijão assistência técnica de qualidade, superar o “vão” entre o avanço tecnológico e o início da cadeia produtiva, incentivar o associativismo e o cooperativismo rural. Para Adilson Reinaldo Kososki, chefe do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), essas são as principais formas de contribuir para a busca da sustentabilidade agrícola. Ele apresentou o panorama durante a palestra “Produção integrada sustentável: ferramenta para agregação de valor”, no 11º Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão, realizado em Londrina (PR).

“Não há forma de o pequeno e médio produtor superar a falta de incentivo tecnológico sem políticas públicas. É aí que o Estado deve ajudar”, resumiu. Para tanto, o governo federal iniciou, em 2007, o Projeto Integrado em Sistemas Agropecuários (Pisa), que segue capacitando agricultores e investindo na diversificação dos modos de cultivo, a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). O projeto foi desenvolvido no município de São Nicolau (RS), com produtores de leite.

Outra iniciativa, voltada ao incentivo do cooperativismo e implantada no ano passado, é o Programa Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Cooperativismo e Associativismo Rural (Pisacoop). Através da agricultura de precisão e do ILPF, o programa visa transformar o cooperativismo em cultura. As regiões de aplicação do projeto são o estado do Pará, na região da Transamazônica, com 10 municípios, e a região do Cantuquiriguaçu, no Paraná, com 20 municípios. “O pequeno produtor, sozinho, não tem força econômica e social. Não adquire insumos a preços mais razoáveis, não tem possibilidades de crescimento real”, afirmou. O Paraná, na opinião de Kososki, é um exemplo de cooperativismo. “Infelizmente, o País como um todo não assume essa postura”, avalia.

Agroecologia
Já para Agostinho Dirceu Didonet, pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, abordar a sustentabilidade no campo sem tocar na agroecologia não é suficiente. Baseada em inclusão social, respeito à biodiversidade e participação integral nos processos de produção, a agroecologia pressupõe a exclusão de vários modos de cultivar a terra – sem uso de fertilizantes, adubos químicos e agrotóxicos –, respeitando a diferença dos ecossistemas e suas capacidades de produção. Esse foi o tema da palestra “Agroecologia na cadeia produtiva do feijão”, proferida por Didonet.

O pesquisador afirma que a agroecologia do feijão já é muito utilizada por comunidades que produzem de modo alternativo ao agronegócio. Populações ribeirinhas, assentados, quilombolas são alguns dos grupos com os quais o pesquisador trabalha, em Goiás. “Essas populações não utilizam agrotóxicos, nem o plantio de monoculturas, e preservam até cinco produções diferentes, porém complementares, convivendo em harmonia”, explicou.

No entanto, tem sido cada vez mais difícil seguir com modos alternativos de produção. “Essas populações tem sido empurradas a produzir em escala, com culturas importadas, muitas vezes em monocultura, e estranhas àquele local. Ou agregam valor, no fim das contas, ou deixam o campo. É uma encruzilhada”, avaliou, relacionando as formas não sustentáveis de produção – a monocultura do agronegócio – com os vários problemas da cadeia produtiva. “Um dos maiores desencadeadores da fome no mundo é a perda de biodiversidade”, enfatiza.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada