dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade        
Pesquisadores fazem recomendações para recuperação de área degradada por garimpo
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Agrobiologia
31/07/2014

A convite da Fundação Nacional do Índio (Funai), os pesquisadores Eduardo Campello e Sérgio Miana, da Embrapa Agrobiologia (Seropédica/RJ), fizeram uma expedição técnica na terra indígena Trincheira Bacajá, no Estado do Pará, onde existe o garimpo Manelão, para extração de ouro. Após passarem uma semana na região, os pesquisadores devem entregar nos próximos dias relatório com as principais recomendações técnicas para a recuperação da área degradada, que alcança uma extensão de aproximadamente 120 hectares. O documento também trará informações sobre espécies que podem dar sustento aos índios Xikrin, grupo de língua Kayapó que tradicionalmente ocupa o local.

De acordo com Campello, foi possível identificar na região uma grande presença de leguminosas arbóreas fixadoras de nitrogênio, o que pode ser importante para o processo de recuperação das áreas mineradas. "Espécies como ingás, eritrina, mimosas, taxi, acácias, angicos, entre outras, foram identificadas", destaca. Diversas recomendações já foram feitas para reduzir os impactos do garimpo e facilitar o processo de recuperação. "Uma das nossas orientações foi a separação do solo superficial rico em propágulos vegetais, matéria orgânica e microrganismos para retorno desse material quando a atividade de mineração for encerrada", informa.

Para elaborar o relatório, os pesquisadores fizeram um sobrevoo na região e verificaram a extensão das atividades do garimpo e o grau de impacto no ambiente. Além disso, também foi feita avaliação in loco, em conjunto com representantes da Funai, do Ministério Público do Pará e da aldeia Mrotidjam, pertencente à tribo Xikrin. "Para acessar o garimpo por terra viajamos 15 horas por estradas bastante precárias. Pernoitamos duas noites na região e conhecemos de perto o sistema de exploração do solo para retirada do ouro aluvial associado à camada de cascalho, que fica em uma profundidade de 3 a 4 metros abaixo da superfície", conta Campello.

A atividade de exploração de ouro em Trincheira Bacajá existe desde os anos 1980, antes mesmo da definição da terra indígena, e a previsão é de que se estenda até 2016, conforme acordo com a Funai. "O garimpo em terras indígenas não é um problema novo, e sua solução envolve muitos interesses sociais. Neste caso, a principal dificuldade é buscar uma solução que gere renda para atender às necessidades das comunidades locais, visto que garimpeiros e índios se beneficiam do dinheiro proveniente da mineração", opina Campello.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada