dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Genética Vegetal      
Batata no gosto da indústria e do consumidor
Pesquisa da Embrapa busca seleção genética para desenvolvimento de variedades de batata com aptidão para fritura ao atender a preferência dos consumidores
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cristiane Betemps, Embrapa Clima Temperado
08/08/2014

A Embrapa Clima Temperado, em Pelotas(RS), realizou nesta semana ensaios de avaliação sensorial de dezenas de genótipos de batata visando à identificação de material para fritura. Dentre eles há variedades comerciais e clones do melhoramento genético de batata da Embrapa. Os clones avaliados nos ensaios, já passaram por algumas avaliações agronômicas de características importantes para produção e para o mercado. Nesta safra foram avaliados cerca de 60 clones, em teste sensorial, com a participação de dez julgadores treinados para  avaliar características como sabor, cor e textura (crocância). "O ensaio sensorial, está sendo feito em batata frita na forma de chips, utilizando-se 30 fatias de cada amostra", explicou a colaboradora e professora aposentada da UFPel, Rosa Treptow.
 
Ao realizar a análise sensorial, segundo a analista Fernanda Quintanilha Azevedo, os genótipos que apresentarem aptidão à fritura continuarão no processo de avaliação, e eventualmente, algum poderá se tornar uma nova variedade. "Faremos também outros testes com estes materiais quanto à aptidão à cocção (cozida ou assada)", lembrou Fernanda.  Em todas as safras são feitas análises sensoriais de conjunto de novos genótipos de batata. "Os resultados das análises de fritura  são diferenciadas entre a safra de outono e de primavara, tudo depende das condições climáticas", avaliou Rosa.
 
A unidade de pesquisa já possui uma variedade destinada ao processamento na forma de chips e batata palha, clique aqui e saiba mais.
 
A análise sensorial faz parte dos estudos para a seleção de novas variedades, considerando às mudanças de hábito da sociedade. Pois, a pesquisa investe em estudos para a oferta de alimentos que possam ser utilizados em refeições adaptadas a porções individuais e rápidas para atender a indústria de fast-food.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agroindustria
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada