dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Controle Biológico        
Biofábrica produzirá Trichogramma no RS
Iniciativa faz parte de campanha que visa fortalecer a prática do Controle Biológico de Lagartas do Milho
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Júlio Fiori, Emater/RS-Ascar
13/08/2014

A Emater/RS-Ascar e a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), inauguram nesta quarta-feira (13), uma biofábrica para a produção de vespas Trichogramma spp, visando ao controle biológico de lagartas em lavouras de milho assistidas pela Extensão Rural no Estado. A solenidade ocorre a partir das 10h30, no Centro de Treinamento de Agricultores da Emater/RS-Ascar em Montenegro (Rua Vans Varelmann, S/N, bairro Zootecnia).
 
A inauguração da biofábrica está inserida em um trabalho iniciado pela Emater/RS-Ascar em 2013, quando a Instituição lançou a Campanha de Controle Biológico de Lagartas do Milho. Através desta iniciativa, realizou-se o monitoramento de nove mil hectares de lavoura, havendo a necessidade de liberação das vespas Trichogramma spp em 4,9 mil hectares, para o controle das lagartas. Além disso, foram capacitados mais de 200 técnicos, com suporte técnico da Embrapa Milho e Sorgo, que detém a tecnologia de produção e uso das vespas Trichogramma spp. O sucesso da campanha junto a técnicos e agricultores, comprovando a eficiência do controle biológico, consolidou esta prática”, afirma o diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus. 

Armadilha para monitoramento de lavouras de milho
 
A biofábrica resolverá problemas de logística envolvendo a distribuição das vespas, que antes eram trazidas de São Paulo e Minas Gerais. A disponibilidade de Trichogramma spp aqui no Estado se justifica para atender a demanda gerada pelo fomento realizado via Campanha, pela aceitação da tecnologia que disponibiliza um produto seletivo ao controle de lagartas do milho, soja, pastagens e hortaliças, como tomate, pimentão, entre outras. Através das vespas, realizamos o controle de forma não tóxica ao agricultor e ao meio ambiente, explica Paulus.
 
Inicialmente, a biofábrica instalada no Centro de Treinamento de Agricultores da Emater/RS-Ascar, que é também um Centro de Referência em Agroecologia, terá por objetivo difundir e fomentar o controle biológico, diminuindo o uso de inseticidas para o controle de pragas, servir como unidade didática na capacitação de técnicos e agricultores e também estimular a produção em escala comercial por parte de cooperativas e iniciativa privada. A produção anual será suficiente para realizar o controle biológico em, aproximadamente, sete mil hectares.
 
Junto à inauguração da biofábrica, será lançada a Campanha para o Controle Biológico de Lagartas safra 2014/15, cujo objetivo é chegar aos 20 mil hectares de lavouras (milho, soja e feijão) monitoradas para, se necessário, utilizar o controle biológico.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Angela
18/08/2014 - 19:22
Gostaria de saber qual é a espécies de lagarta que se pretende atingir. Att

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Controle biológico
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada