dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Sistemas Agroflorestais          
Emater/PA realiza intercâmbio técnico para difundir projeto de Sistema Agroflorestal
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kenny Teixeira, Emater/PA
15/08/2014

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Estado do Pará (Emater) realizou, no início do mês, um intercâmbio técnico entre comunidades atendidas pela Empresa no município de Igarapé – Açu, nordeste do Estado, em parceria com a prefeitura. Residentes da Cupú e Nossa Senhora do Livramento visitaram as instalações da Unidade Demonstrativa de Sistema Agroflorestal (SAF) e a um viveiro de mudas comunitário, ambos na comunidade São Brás.

Esta atividade foi pensada no sentido de oferecer aos 24 participantes, entre técnicos, lideranças e agricultores familiares moradores das localidades envolvidas, uma troca de experiências, a partir do momento que, segundo o sociólogo Tonildes Ataide, que acompanha o desenvolvimento do projeto, a solução dos problemas produtivos da comunidade “pode estar neles mesmos”.

Durante a visita, os agricultores puderam ver o projeto em andamento e, além de tirar dúvidas, puderam conhecer peculiaridades das plantas para potencializar a produção. Tanto que José Maria Lira, morador da Comunidade Cupú, avaliou o quão positiva foi a troca de experiência. “Gostei de aprender com essas comunidades, já que sempre existe algo importante para se aprender com a experiência dos outros. Especialmente no que se refere à distribuição das tarefas de manutenção do viveiro, bem como em relação às espécies e variedades que estão sendo cultivadas”, disse.

Ainda para o técnico da Emater, o sociólogo Tonildes Ataide, a importância desta visita esteve na chance de outros agricultores conhecerem a parcela demonstrativa de Sistema Agroflorestal da comunidade de São Brás. “Foi neste momento que eles puderam observar diferentes formas de arranjos produtivos envolvendo culturas anuais, frutíferas e essências florestais. Essa ação serviu para replicar esse trabalho e oferecer novas oportunidades econômicas a outras famílias produtoras”, destacou.

Este projeto implantado na comunidade São Brás é proveniente de uma parceria da comunidade com a Emater, a prefeitura de Igarapé-Açu, a Tokyo University of Agricultureand Technology, a Japan International Cooperation Agency (JICA), a Cooperativa Mista de Tomé-açu (CAMTA), o Instituto Amigos da Floresta Amazônica – (Asflora), a Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e a Agroindustrial Palmasa.

Após a visita à comunidade São Brás, os agricultores da comunidade Cupú seguiram para conhecer a atividade já desenvolvida da comunidade quilombola Nossa Senhora do Livramento. Lá, segundo o técnico da Emater, eles são tidos como exemplo de organização social. Com um trabalho continuado a Emater tem obtido êxito na implementação do desenvolvimento rural sustentável, levando em consideração as questões sociais, ambientais e econômicas. “E ainda neste segundo semestre o inverso vai acontecer e os visitados serão da comunidade Cupú. Precisamos criar essa relação de troca de experiência. Todos saem ganhando”, disse o sociólogo.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada