dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Sanidade Vegetal      
Inimigos naturais são aliados no controle da lagarta helicoverpa
Pesquisa da Embrapa revelou que o índice médio de mortalidade das lagartas pela ação dos inimigos naturais foi de 60,9%
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Lebna Landgraf, Embrapa Soja
18/08/2014

Na safra 2013/14, levantamento realizado por pesquisadores da Embrapa em lavouras de soja do Paraná, revelou que o índice médio de mortalidade das lagartas de Helicoverpa armigera pela ação dos inimigos naturais (parasitoides, patógenos e nematoides) foi de 60,9%, o que confirma a ação positiva destes organismos no controle da praga. Os resultados dessa pesquisa estão disponíveis na publicação Inimigos naturais de Helicoverpa armigera em soja que está sendo lançada durante a 34ª Reunião de Pesquisa de Soja, em Londrina (PR).

O estudo consistiu na avaliação de 1387 lagartas de Helicoverpa armigera, coletadas entre outubro de 2013 a abril de 2014, em 16 municípios do Paraná. As amostras foram observadas no laboratório de Entomologia da Embrapa Soja quanto à ocorrência de agentes naturais de mortalidade. Entre as lagartas coletadas, apenas 29,8% foram consideradas sadias ao completaram seu desenvolvimento. "Portanto, fica evidente que os inimigos naturais presentes nas lavouras de soja, se não forem eliminados, são importantes para o controle natural da praga", explicam os autores da publicação Beatriz Corrêa Ferreira, Clara Beatriz Hoffmann Campo e Daniel Sosa Gómez.

A pesquisa revelou ainda que entre os inimigos naturais avaliados, o grupo dos parasitoides é o que mais contribuiu para redução populacional da lagarta helicoverpa nas lavouras de soja do Paraná, causando 48,9% de mortalidade. Os pesquisadores enfatizam, portanto, que a preservação dos inimigos naturais é uma estratégia fundamental no controle da helicoverpa. "Por isso, preferencialmente, os produtores devem priorizar o uso de inseticidas seletivos aos inimigos naturais como o baculovírus e o Bacillus thuringiensis, que são formulações biológicas que controlam a lagarta e não afetam seus inimigos naturais", explicam os autores. "É importante destacar que a aplicação de inseticidas não seletivos aos insetos benéficos, de forma abusiva, apenas agrava os problemas com pragas, além de aumentar, desnecessariamente, o custo de produção".

Sobre a Helicoverpa armigera
A lagarta helicoverpa é considerada uma das pragas mais importante da agricultura mundial. No Brasil, foi identificada no inicio de 2013. A Helicoverpa armigera é uma praga polífaga, ou seja, ela se alimenta de várias culturas, portanto, são mais difíceis de serem controladas, já que é abundante a oferta de alimentos durante todo o ano. Portanto, a melhor forma de lidar com essa situação é adotar o manejo integrado de pragas nas diferentes culturas que compõe o sistema produtivo, pois a utilização inadequada de inseticidas sem observar outras táticas de manejo pode agravar ainda mais o problema.

Serviço
Lançamento de publicação: Inimigos naturais de Helicoverpa armigera em soja
Local: 34ª Reunião de Pesquisa de Soja, Hotel Sumatra – Londrina (PR)
Data: 14 e 15 de agosto
Aquisição da publicação pelo telefone (43) 3371-6119/ cnpso.vendas@embrapa.br
Programação: www.cnpso.embrapa.br/rps

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Helicoverpa
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada