dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade      
Tecnologias para agricultura mais sustentável são tema de dia de campo
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Clenio Araujo, Embrapa Pesca e Aquicultura
21/08/2014

Com o objetivo de mostrar tecnologias que contribuem para a prática de uma agricultura com baixa emissão de carbono, acontece nesta sexta-feira, 22 de agosto, dia de campo no Centro Agrotecnológico de Palmas – Agrotins. Estão programadas quatro estações técnicas e uma palestra.

A primeira estação é sobre amostragem de solos e recomendações de adubação. O pesquisador Deivison Santos, da Embrapa Pesca e Aquicultura, vai falar sobre a importância de uma boa análise de solo para que o produtor conheça o potencial de seu terreno e dele possa extrair melhores resultados. Para que a análise seja eficiente, é imprescindível que seja feita uma boa amostragem de solo.

Já a segunda estação vai tratar da importância da correção de solos e o palestrante será Roberto Cunha Carvalho, agrônomo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder).

O pesquisador Rodrigo Estevam Munhoz de Almeida, da Embrapa, é o palestrante da terceira estação técnica, cujo tema é o consórcio entre milho e braquiária na integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF). Ele vai mostrar dados de produtividades de milho quando consorciado com diferentes tipos de capim: Brachiaria ruziziensis; Brachiaria brizantha; e capim massai.

Já o pesquisador Alisson Moura Santos, também da Embrapa, vai falar sobre o componente florestal na iLPF. Ele mostrará tanto benefícios (a exemplo do aumento na diversificação da produção agropecuária e da melhoria da fertilidade do solo), como desvantagens (a exemplo dos custos relativos à implantação e à manutenção das árvores e da competição de gado debaixo das árvores) do sistema.

Após as estações técnicas, o agrônomo Fernando Fernandes Garcia, da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro), vai falar sobre o Plano Estadual ABC (Agricultura de Baixo Carbono) no Tocantins.

Técnicas em implantação
Cláudio França Barbosa, analista de transferência de tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura, relata que, hoje, “falta para muitos (produtores rurais do Tocantins) a experiência de antecessores em boas  práticas agrícolas, aliada à instrução técnica correta sobre a adoção e o uso das novas tecnologias disponíveis”.

Ele relata que há regiões no estado em que têm sido implantadas técnicas de produção mais eficientes e sustentáveis. “Regiões como a chapada de Campos Lindos e do projeto Rio Formoso vêm se beneficiando com a melhoria da condição ambiental, o aumento da produtividade e consequentemente da rentabilidade e qualidade de vida de produtores, que adotaram as boas práticas agrícolas em sistemas integrados de produção, tais como a sucessão, a rotação e/ou o consórcio de culturas em plantio direto. Estes benefícios são comprovadamente sustentáveis para a zona rural”, explica.

Confira mais informações sobre agricultura de baixa emissão de carbono no blog do projeto ABC TO: http://www.abc-to.blogspot.com.br.

Serviço
O que: Dia de Campo Tecnologias do Plano ABC / TO
Quando: 22 de agosto de 2014, das 8h às 11h
Onde: Centro Agrotecnológico de Palmas – Agrotins
Realização: Embrapa Pesca e Aquicultura, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Palmas e Secretaria da Agricultura e Pecuária do Tocantins
Apoio: Unitins Agro, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (Faerto) e Zoofértil

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada