dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal      
Pesquisadores alertam para a necessidade de evitar o aparecimento de doenças em lavouras e pomares
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Iapar
21/08/2014

Uma legislação moderna e estrutura adequada com integração dos diversos setores são fundamentais para garantir a biossegurança no país e evitar o surgimento de doenças que podem dizimar plantações. A opinião, em tom de alerta, é da pesquisadora Rosa Maria Valdebenito Sanhueza, da Proterra, de Vacaria (RS), em palestra sobre o cancro bacteriano da macieira durante o 47º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, que acontece em Londrina (PR) até a próxima sexta-feira.

A integração entre instituições governamentais de defesa vegetal, empresas de pesquisa e de assistência e universidades, aliada ações de monitoramento e penalidade a quem negligencia e introduz patógenos, são prioritárias para a agricultura brasileira. “Falta no Brasil seriedade no tratamento dessa questão. Em outros países, a disseminação de patógenos é considerada crime e tem punição adequada. Para mim, é um atentado à pátria”, afirma. Segundo ela, a situação se agrava com a falta de investimentos no setor.

Para a pesquisadora, o enfrentamento desses riscos deveria estar a cargo de uma agência de biossegurança, a exemplo do que acontece em outros países. “Instrumentos desta natureza são mais ágeis, têm composição mais ampla e mais recursos disponíveis”, afirma. Rosa acrescenta que a agência deveria ser virtual, o que facilitaria a sua atuação.

Rosa acrescenta que o ensino também é falho quando se fala em biossegurança. “Escolas de ciências agrárias e biológicas não ensinam a real importância na atenção à introdução e circulação de material contaminado”, afirma.

Os prejuízos são inestimáveis. Perdas são registradas com erradicação de pomares, suspensão de atividades de viveiros de mudas, no caso da fruticultura, investimentos em agroquímicos, e outros. Produtores ficam impedidos de exportar e têm que arcar com altas despesas para a implantação de novo pomar.

Rosa cita o caso de Vacaria, onde o cancro bacteriano causou danos imensos aos pomares de maçã nos últimos anos. Medidas drásticas foram tomadas, atendendo ao disposto na Instrução Normativa do Ministério da Agricultura em 2012, quando houve o reconhecimento da presença da doença no Brasil.

Segundo ela, em torno de cinco milhões de mudas foram erradicadas. Para atender a IN, plantas de um a dois anos foram incineradas, assim como os ramos laterais de plantas com o cancro. Produtores também foram obrigados a fazer de 6 a 7 pulverizações de fungicidas a mais que o normal.

Seriedade também é citada pelo pesquisador Armando Bergamin Filho, da Esalq, como fundamental no enfrentamento da Huanglongbing, também conhecida como greening, doença que afeta a citricultura. Segundo ele, a luta contra a doença, que atualmente afeta 28 milhões de árvores, ou 14%, dos pomares paulistas, só terá êxito com o manejo regional. “Não adianta só um produtor fazer o monitoramento e pulverizações em sua propriedade se o vizinho não fizer”, diz. O greening já dizimou 35 milhões de árvores em São Paulo nos últimos 10 anos. No Paraná 5% das plantas apresentam os sintomas da doença

"O controle da doença é relativamente fácil, o problema são essas ações em conjunto. Na minha opinião, a citricultura vai ser dominada pelos grandes, já que a doença vai colocar mais poder econômico nas mãos de quem já está à frente do setor", afirma.

A promoção do evento é da Sociedade Brasileira de Fitopatologia e realização da Universidade Estadual de londrina (UEL), Embrapa Soja e Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada