dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Agricultura orgânica        
Embrapa demonstra a viabilidade de plantio de morango orgânico em Sergipe
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Tabuleiros Costeiros
22/08/2014

Diante da importância da cultura do morango para Sergipe, a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - está executando projeto de pesquisa e em decorrência realizou no dia 12 último o primeiro Dia de Campo com o objetivo de repassar tecnologia aos produtores e estudantes sobre o plantio de morango orgânico no estado.

A pesquisa está sendo realizada em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) no município de Itabaiana, principalmente no perímetro irrigado de Jacarecica como também em propriedades de produtores experimentadores do povoado Alto do Vento, no município de Areia Branca.

Sergipe importa de 100 a 120 toneladas anuais de morango do sul do país no que justifica o empenho dos pesquisadores no desenvolvimento do cultivo do produto. "Com tecnologia, mudas apropriadas e o clima mais frio de Itabaiana e Areia Branca, faz da região um polo promissor para o plantio de morango orgânico", relata a pesquisadora Maria Urbana Corrêa Nunes, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, sediada em Aracaju.

Os experimentos têm demonstrado a viabilidade técnica, econômica, social e ecológica da produção de morango orgânico nessas regiões, pois o mercado de Sergipe sinaliza para o crescimento da demanda do produto havendo necessidade de aumentar a área de plantio e a produtividade.

A conscientização sobre os riscos decorrentes do uso de agrotóxicos tem levado o consumidor a procurar morango orgânico. O morangueiro cultivado no sistema convencional pode receber até 45 pulverizações com agrotóxicos. Por esse motivo, essa fruta encontra-se na lista negra dos alimentos campeões de resíduos químicos.

Atualmente os agricultores mostram interesse por sistemas alternativos de produção que aumentem a rentabilidade, além de preservar a capacidade produtiva do solo a longo prazo.

"Plantando com tecnologia é possível produzir morango orgânico em Sergipe gerando mais emprego e renda no estado, tanto para agricultura quanto para a indústria", afirma a pesquisadora Maria Urbana que transmitiu aos produtores e estudantes, presentes no Dia de Campo, conhecimento sobre as dez cultivares de morango testadas, o trabalho sobre coberturas alternativas do solo, inclusive com a fibra natural, e as técnicas de manejo da cultura.

Dentre as cultivares avaliadas, quatro estão se mostrando promissoras para cultivo no estado de Sergipe. Ela ressaltou ainda a importância e a necessidade de produzir mudas de morango no estado de Sergipe ao invés de usar mudas importadas.

A pesquisadora da Emdagro Luzia Nilda Tabosa Andrade também difundiu conhecimentos teóricos e práticos abordando as doenças e pragas do morangueiro nas condições locais e as técnicas de controle natural. Já o técnico em Agropecuária Waltenis Braga Silva, também da Emdagro, abordou o preparo de solo, fontes de nutrientes e adubação do morangueiro em sistema orgânico de produção, fechando o ciclo do conhecimento necessário para o plantio bem sucedido do morango orgânico.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada