dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Sanidade Vegetal        
MIP é opção para o sistema produtivo dos Cerrados
Entre os principais benefícios proporcionados pelo Manejo Integrado de Pragas está a aplicação racional de inseticidas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Henrique César de Oliveira Ferreira, Embrapa Arroz e Feijão
02/04/2015

A Embrapa desenvolve, desde 2012, o “Projeto Rede Associativa para Formação de Multiplicadores em Manejo Integrado de Pragas-MIP no Sistema Produtivo do Cerrado Brasileiro”. O objetivo desta ação é estruturar e promover o trabalho conjunto e uníssono dos profissionais que realizam a propagação do MIP, para as principais culturas do cerrado (algodão, arroz, feijão, soja e milho). Todo o trabalho é realizado em parcerias com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Centro Universitário de Goiás (UNI-ANHANGUERA), Faculdade de Noroeste de Minas (FINOM), Universidade Estadual de Mato grosso do Sul (UEMS) e Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Chapadão (Fundação Chapadão), associações de classe (engenheiros agrônomos, sociedades rurais), cooperativas, órgãos de extensão rural (pública e privada), outras escolas de agronomia e colégios agrícolas, além dos demais atores que trabalham com produtores.

O MIP é uma tecnologia que adota, de forma estudada e sistematizada, um conjunto de técnicas, métodos e conhecimentos já existentes, a serem associados ao ambiente, com o intuito de manter a população de insetos nocivos às lavouras em níveis abaixo daqueles capazes de causar dano econômico. No Brasil, o MIP foi inicialmente implementado nas culturas da soja e do algodão, nos anos 1970, sob coordenação da Embrapa, em estreita atuação com instituições estaduais de pesquisa, assistência técnica, e universidades.

No Paraná, à época do surgimento do Manejo Integrado de Pragas, o número médio de aplicações de inseticidas na soja variava entre quatro a seis por safra. Ao final da década de 1990, após a adoção do MIP naquele estado, as aplicações haviam diminuído em cerca de 60%, resultando na redução de 116 milhões de aplicações e economia de R$86 milhões por ano ou R$2,5 bilhões, ao longo do período avaliado. Com o êxito atingido na soja e no algodão, o MIP passou a ser inserido nas lavouras de grãos, cereais, hortaliças e legumes, além de frutas e ornamentais.

O momento atual da agricultura no Brasil ressalta a importância desse Projeto. Algumas pragas de difícil combate continuam infestando plantações país a fora, caso da mosca-branca, que, sem o devido controle, pode levar à perda de até 100% das lavouras de feijão e soja, provocando danos também a outras culturas. No mesmo plano, surgem pragas quarentenárias, aquelas que não têm origem no país e, para as quais, não foram apresentadas ainda soluções concretas, exemplo: a Helicoverpa armigera, lagarta identificada recentemente, que tem provocado vasta destruição, com prejuízos, principalmente, nas lavouras de milho, soja e algodão.

Entre os principais benefícios proporcionados pelo Manejo Integrado de Pragas está a aplicação racional de inseticidas. O uso inadequado dessas substâncias leva à seleção de insetos resistentes, gerando também o aparecimento de novas pragas. Em todas as situações, o MIP trará ainda ganhos ecológicos e econômicos, além da proteção do agricultor, pela menor exposição às substâncias tóxicas.

Mais informações sobre o Projeto podem ser buscadas no SAC da Embrapa, pelo endereço: www.embrapa.br/fale-conosco ou, por telefone: (61) 3448-4433.

Reportagem originalmente publicada em 26/08/2014

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Manejo Integrado
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada