dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Manejo    
Agricultores familiares participam de curso sobre cultivo de hortaliças
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Meio-Norte
26/08/2014

Nos dias 27 e 28 de agosto os agricultores familiares do município de Padre Marcos – PI, localizado a 391 km de Teresina, terão a oportunidade de participar do curso Cultivo Orgânico de Hortaliças. O evento é uma realização da Embrapa Meio-Norte (Teresina – PI), sob a coordenação do analista de Transferência de Tecnologia, Pedro Rodrigues de Araújo Neto (Eng. Agrônomo). As aulas serão ministradas na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Padre Marcos.

O curso, voltado para agricultores familiares do Território da Cidadania Vale do Guaribas, no semiárido piauiense, terá início na manhã do dia 27 de agosto com a apresentação do agrônomo Pedro Rodrigues Neto sobre horta orgânica, preparo de canteiros e covas; transplantio e plantio direto.

Em seguida, o técnico agrícola Erisvaldo Bispo Cardoso orientará os participantes sobre formação de mudas, sementeira em canteiros, em copos e em bandejas.

No turno da tarde, a programação é retomada com os temas irrigação, calagem, adubação verde, cobertura morta, consórcio e rotação de culturas e manejo do mato, apresentados também por Pedro Rodrigues Neto. Após, o intervalo, o técnico agrícola Erisvaldo Bispo falará sobre cultivo das principais hortaliças, principais pragas e doenças em hortaliças e controle alternativo de pragas e doenças.

No dia seguinte (28/08) pela manhã os participantes terão uma aula prática sobre o cultivo orgânico de hortaliças, onde receberão orientações sobre como preparar defensivos alternativos, fertilizantes, composto orgânico e serão orientados ainda sobre preparo de canteiro e solarização.

O curso conta com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Padre Marcos; da Associação dos Horticultores Orgânicos de Padre Marcos e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Padre Marcos.

Produção orgânica
A produção orgânica está vivenciando uma constante expansão e, nesse curso, o agricultor familiar tem a oportunidade de se bene­ficiar com práticas e técnicas apresentadas pela Embrapa para oferecer ao mercado um produto saudável e de alto valor comercial.

Os alimentos orgânicos utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente. Agrotóxicos ou qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano à saúde dos consumidores são proibidos na produção destes alimentos. Um alimento orgânico de qualidade é competitivo, saboroso e mais saudável que o convencional, afirma o coordenador do evento, destacando que a busca por uma vida mais saudável requer, também, alimentos saudáveis, livres de pesticidas e agrotóxicos. “Uma boa alternativa é o consumo de alimentos orgânicos. Sua produção utiliza técnicas modernas de manejo que preservam o meio ambiente. Na produção de frutas, legumes e verduras, por exemplo, são utilizados apenas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo”, finaliza.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada