dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Meio Ambiente      
Bolsa de Valores Ambientais cria índice com preços de materiais recicláveis negociados no Brasil
Iniciativa permite verificar flutuação dos preços dos materiais recicláveis negociados no país, dando transparência para compradores e vendedores
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
BVRio
26/08/2014

Começou a funcionar na última sexta-feira, 22, o Índice BVRio de Materiais Recicláveis. O Índices indica o preço médio de venda de mais de 15 materiais diferentes (nas categorias de papel, plástico, vidro e metal) nas diversas regiões do país, dando transparência mercado de materiais recicláveis.
 
Em 2013 a BVRio desenvolveu o mercado de Créditos de Logística Reversa (CLRs). Este mecanismo representa a atividade de coleta e triagem realizada pelas Cooperativas de Catadores. Os créditos são emitidos e vendidos pelos atores que efetivamente coletam resíduos, e comprados pelos atores que necessitam fazer a logística reversa para cumprir com suas obrigações estabelecidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos. O processo de criação dos créditos envolve o registro de toda a atividade de coleta, triagem e venda do material em um Sistema de Gestão eletrônico (http://www.bvtrade.org). Os CLRs são emitidos por tipo de material triado e vendido, com nota fiscal.
 
Através das informações coletadas no Mercado de CLRs foi possível desenvolver índices de preços médios de venda de materiais recicláveis no Brasil. Todos podem acessar os índices na plataforma de negociação BVTrade, e verificar, por exemplo, o preço médio de venda do kilo de latinhas de alumínio na região sudeste.
 
As informações estatísticas contidas no índice não expõem as cooperativas, sendo apresentado apenas o preço médio do material reciclável, e sua variação ao longo do tempo. Desta forma fica mais fácil que cooperativas de materiais recicláveis, e empresas que precisam comprar estes materiais, entendam os preços praticados em sua região.
 
Para Maurício Moura Costa, presidente da BVTrade, os índices são mais um benefício resultante do sistema de Créditos de Logística Reversa. “Além de fomentar a logística reversa e aumentar a renda das cooperativas de catadores, o sistema de Créditos gera uma informação extremamente rica sobre o mercado de materiais recicláveis. Esperamos com essa iniciativa agregar transparência e eficiência a esse mercado, em benefício das cooperativas de catadores e outros agentes envolvidos.”, menciona Maurício.
 
Para ver os índices do mercado de materiais recicláveis, acesse: http://www.bvtrade.org

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Tatiane Xavier
26/08/2014 - 12:41
Desde o inicio deste ano venho fazendo pesquisas para meu TCC de meio ambiente,e vejo que a cada mes aparece uma novidade sobre o assunto que é sobre aproveitamento de pescados,sou fiha de pescador trabalho no ramo da pesca desde criança,já vi outras idéias minhas dando certo para outras pessoas,e agora que estou colocando em pratica minhas idéias,por conta do curso, tenho medo que alguém tome em pratica,seria muito frustante para mim,gostaria de uma ajuda como fazer para que ninguém faça isso antes de mim já que só agora é que isso esta vindo ao mundo virtual com força total.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada