dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Tecnologia      
Eventos transferem tecnologias para diferentes áreas em TO
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Clenio Araujo, Embrapa Pesca e Aquicultura
27/08/2014

Nesta sexta-feira, 29 de agosto, acontece em Araguaçu-TO dia de campo que envolve dois projetos em que a Embrapa trabalha no estado: o Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) e o de transferência de tecnologia em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). Serão três estações técnicas, duas sob a responsabilidade da Embrapa e uma de empresa privada parceira.

Francelino Peteno de Camargo, analista de pesquisa da Embrapa Pesca e Aquicultura, vai falar sobre reforma de pastagens por meio da integração entre lavoura e pecuária. Como benefícios da integração, podem ser citados agronômicos (a exemplo da recuperação e da manutenção das características do solo), econômicos (maiores rendimentos e qualidade a um custo menor), ecológicos (como redução da erosão) e sociais (a exemplo de distribuição mais uniforme da renda).

Tanto os benefícios da pastagem para a lavoura como os da lavoura para a pecuária serão discutidos no dia de campo. Francelino dá uma importante dica para o produtor: “é importante, ao adotar a integração entre lavoura e pecuária, fazer em parte da propriedade, iniciando-se pelos melhores talhões, para familiarizar-se com as novas tecnologias e elevar as chances de sucesso”.

Outra estação técnica programada será sobre correção do solo e adubação, que terá o pesquisador Deivison Santos como palestrante. E a terceira estação técnica será sobre manejo fitossanitário da cultura da soja.

Capacitação
Entre 2 e 4 de setembro, acontece o quinto módulo de capacitação continuada em bovinocultura leiteira, atividade do projeto “Transferência de Tecnologia para a bovinocultura leiteira do estado do Tocantins” ou ABC Leite. Entre os temas que serão trabalhados, estão as principais enfermidades que acometem bezerras leiteiras e os manejos nutricional e reprodutivo de novilhas leiteiras. Serão palestrantes João Paulo Pacheco Rodrigues, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Antônio Cândido Leite Ribeiro, Leovegildo Lopes de Matos e Bruno Campos de Carvalho, estes três da Embrapa Gado de Leite (que fica em Juiz de Fora-MG).

De acordo com Pedro Henrique Rezende de Alcântara, analista de transferência de tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura, apesar de algumas dificuldades, “pelas mensurações que realizamos durante os eventos (avaliações de conhecimento) e pelo que temos observado em campo, os técnicos têm absorvido as tecnologias e os conhecimentos discutidos e procurado multiplicá-los”.

Projetos em sintonia
Os projetos ABC TO e ABC Leite são distintos, mas trabalham com princípios parecidos, como a importância da atenção à qualidade, o cuidado em trabalhar de maneira ambientalmente sustentável e o planejamento necessário à atividade no campo. Pedro diz que “os produtores que têm recebido assistência técnica dos participantes destes projetos (Unidades de Referência Tecnológica ou URTs) têm se mostrado empolgados com os resultados, o que pode ser observado diante da continuidade da adoção das tecnologias propostas nesta que será a segunda safra com intervenção dos projetos”.

O analista de transferência de tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura finaliza dizendo que “o nosso trabalho tem sido buscar demonstrar os ganhos que um empreendimento rural planejado do ponto de vista técnico, econômico e ambiental pode apresentar. Demonstrar o quão impactante pode ser o trabalho da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e buscar um fortalecimento desse setor junto ao poder público e à iniciativa privada são necessidades prementes”.

Serviço 1
O que: Dia de Campo dos projetos ABC TO e TT iLPF
Quando: 29 de agosto, das 7h às 12h
Onde: Fazenda Mato Grande (TO 373, Araguaçu-TO, a 12 km no sentido Araguaçu / Alvorada)

Serviço 2
O que: Capacitação Continuada em Bovinocultura Leiteira / 5º módulo
Quando: 2 a 4 de setembro
Onde: auditório do IFTO em Paraíso do Tocantins (Distrito Agroindustrial, BR 153, km 480)

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada