dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar    
Conselho Agropecuário do Sul define ações relevantes para a agricultura sustentável
Países também trocaram experiências sobre compras públicas orientadas para a agricultura familiar
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Mapa
28/08/2014

Os representantes dos Ministérios da Agricultura da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai reuniram-se em Assunção, no Paraguai, nos dias 21 e 22 de agosto, para a XXVIII reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS). Os principais temas abordados foram agricultura sustentável e compras públicas na agricultura. Nas duas declarações da reunião, os membros do CAS se comprometeram a adotar medidas conjuntas planejadas, que permitam ações de adaptação aos efeitos causados pelas mudanças climáticas e para a conservação do solo.

No âmbito da agricultura sustentável, o grupo declarou que vai apoiar a pesquisa, a inovação e o uso de novas tecnologias que contribuam de modo sustentável para uma maior produção de alimentos. De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Gerardo Fontelles, que representou o Mapa na reunião do CAS, o encontro foi positivo, pois serviu de diálogo entre os países que fazem parte do Conselho. “O Brasil e o Paraguai têm experiência no assunto das compras públicas orientadas para a agricultura familiar, por exemplo. Por isso foi possível uma troca de conhecimentos sobre o assunto”, explicou.

Os países do CAS também decidiram adotar intervenções conjuntas planejadas para adaptação aos efeitos causados pela mudança climática, para reduzir as emissões de efeito estufa, a qual traz resultados para a agricultura, para a população rural e para a segurança alimentar global.

Para melhorar o intercâmbio de informações entre os países do CAS, o grupo definiu que nos próximos encontros o tema da agricultura sustentável deve ser feito por meio de um enfoque multidisciplinar, que possa ser adaptável e flexível de acordo com as problemáticas específicas de cada país. Outro tema em destaque foi a necessidade de se fazer o intercâmbio de experiências no tema “uso e manejo dos solos para a agricultura”, com maior difusão de informação técnica, econômica e de experiências na região.

A segunda reunião deste ano do CAS contou também com a participação de grupos especializados em políticas como a Rede de Coordenação de Políticas Agropecuárias (REDPA), o Comitê Veterinário Permanente (CVP) e o Comitê de Sanidade Vegetal (COSAVE).

O CAS foi fundado em 2003 e tem como objetivo promover a articulação do sistema agropecuário desses países, debater e desenvolver ações e políticas públicas para o setor. As reuniões são realizadas duas vezes por ano. Atualmente o presidente do CAS é o ministro da Agricultura do Chile, Carlos Furche.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada