dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Agroindústria  
Embrapa realiza treinamento sobre boas práticas de fabricação em agroindústria de cana
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Aline Bastos e Jennifer Ferreira, Agroindústria de Alimentos
29/08/2014

Técnicos da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ) capacitaram agricultores familiares da COOPAMAB - Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Marrecas e Babosa, diretamente envolvidos com o funcionamento da recém-inaugurada agroindústria de produção de açúcar mascavo, melado e rapadura. O treinamento em Boas Práticas de Fabricação (BPFs) aconteceu entre os dias 12 e 13 de agosto, em Campos dos Goytacazes, RJ.

A equipe formada por Rodrigo Paranhos, André Bonnet, André Dutra e Paulo Portes, apresentaram os oito Procedimentos Operacionais Padronizados, elaborados pela Embrapa especificamente para a agroindústria familiar, localizada no Assentamento Fazenda Ilha Grande, no distrito de Babosa. Participaram do treinamento onze agricultores; mas também estiveram presentes técnicos de extensão rural e o representante do INCRA-RJ na região, Rodrigo Bonfim.

Os próximos passos
A equipe da Embrapa fará a adequação do Manual de Boas Práticas de Fabricação e dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) e os repassará à cooperativa para a obtenção do alvará sanitário no próximo mês. O Manual de BPF deve ser apropriado para cada fábrica, e segundo André Dutra, analista de transferência de tecnologia da Embrapa, tal adequação foi feita "com base na verificação das atividades práticas realizadas no beneficiamento do caldo de cana para a produção de melado e açúcar mascavo".

A agroindústria familiar foi inaugurada no último dia 19 de maio, por uma iniciativa dos assentados de Ilha Grande e Che Guevara, com apoio da Embrapa e do INCRA. O empreendimento tem capacidade de produzir 800 quilos de melado, rapadura e açúcar mascavo por dia. "Com a habilitação sanitária, os produtos fabricados poderão ser comercializados no mercado nacional", explica Rodrigo Paranhos, pesquisador e líder da Embrapa nesse projeto.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada