dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Manejo    
Embrapa capacita produtores no cultivo e análise química de cogumelos
Em sua 46ª edição, o curso oferece uma novidade: no primeiro dia (28/10), será oferecido um workshop para capacitar produtores na caracterização química de cogumelos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
01/09/2014

Todos os anos, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia promove cursos destinados a capacitar produtores de cogumelos de todas as regiões brasileiras na técnica de cultivo JunCao. Essa técnica foi adaptada da China para o Brasil em 1995 e permite baratear a produção por utilizar substratos mais econômicos, como gramíneas com outros nutrientes, ao invés de troncos de madeira e serragem como nos meios de cultivo tradicionais. Este ano, o segundo curso vai acontecer no período de 28 de outubro a 01 de novembro, com uma novidade: no primeiro dia (28/10), será realizado um workshop para treinar os produtores de cogumelos em técnicas de caracterização química desses alimentos. As inscrições para os dois eventos – curso e workshop – já estão abertas e podem ser feitas através do site do Cenargen até o dia 10/10.

Essa é a 46ª edição do curso de cultivo de cogumelos promovido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e estão sendo oferecidas 40 vagas para produtores de todo o País. O I Workshop para apresentação de métodos eletroanalíticos de caracterização química de cogumelos, que acontece no dia 28 de outubro, só oferece 15 vagas. Portanto, quem quiser participar dos dois é bom se apressar e fazer logo a sua inscrição.

Conhecendo a composição química dos cogumelos
Esse workshop é resultado de uma iniciativa iniciada pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em 2013 para avaliar e atestar as propriedades antioxidantes e a qualidade dos cogumelos, utilizando os compostos fenólicos como marcadores. O projeto Qualifungo, liderado pela pesquisadora Clarissa Pires de Castro, tem como objetivo desenvolver e validar metodologias eletroanalíticas para a caracterização química e agregação de valor a diferentes espécies de cogumelos do Banco da Embrapa e de produtores rurais parceiros.

As propriedades nutritivas e medicinais dos cogumelos são conhecidas pelos povos antigos, chineses e egípcios, há mais de 3.000 anos. Nas últimas décadas, pesquisas realizadas em vários países têm confirmado essas crenças e já se sabe que há pelo menos 30 variedades de cogumelos com benefícios para a saúde humana.

As propriedades nutricionais desses alimentos já são conhecidas pela ciência. Hoje, se sabe que os cogumelos são alimentos muito nutritivos - com quantidade de proteínas superior a da carne – de 28 a 34% contra 14% da carne - e acima de alguns vegetais e frutas, ricos em vitaminas e carboidratos e com baixo teor de gordura. Mas, as propriedades medicinais ainda precisam ser melhor avaliadas do ponto de vista científico.

A iniciativa da Embrapa, com o desenvolvimento do projeto Qualifungo, é dar mais um passo para atestar cientificamente os compostos químicos envolvidos nas propriedades nutricionais e medicinais dos cogumelos.

Banco de cogumelos: resultado de quase duas décadas de pesquisa
E, nesse sentido, a Empresa tem uma enorme vantagem a sua disposição: um banco de cogumelos para uso humano com mais de 400 espécies coletadas em diversas regiões brasileiras e em outros países.

Esse banco é resultado das pesquisas de coleta e conservação de cogumelos empreendidas pela pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Arailde Urben, há quase 20 anos. Foi ela que trouxe da China, na década de 90, a tecnologia JunCao. E, desde então, tem como uma de suas prioridades a transferência dessa tecnologia ao setor produtivo no Brasil, a partir dos cursos que promove todos os anos.

O banco de cogumelos é um enorme manancial genético para as pesquisas eletroanalíticas. O objetivo, como explica Clarissa, é ao final do projeto, difundir as metodologias eletroanalíticas para produtores de cogumelos brasileiros. E o workshop é o primeiro passo nesse sentido.

Entre as principais vantagens dessas metodologias, destacam-se: alta sensibilidade; fácil adaptação ao campo; baixo custo; simples operação; preparação rápida das amostras e baixas quantidades de resíduos. “A capacitação dos produtores nessas técnicas vai permitir que agreguem valor aos seus produtos”, explica a pesquisadora.

Mercado em expansão no Brasil
Considerando que o Brasil é um mercado em expansão para cogumelos, a possibilidade de agregar valor a seus produtos, a partir de estudos químicos, é mais uma vantagem para os produtores que participarem do curso oferecido pela Embrapa.

Os brasileiros consomem cerca de 57.600 toneladas de cogumelos por ano e a produção no país é de apenas 17 mil toneladas. Esse buraco entre oferta e consumo é coberto pelos produtos importados. Portanto, o Brasil é, sem dúvida, um excelente mercado para a produção desses fungos.

E está crescendo. Nas décadas de 70 e 80, a produção de cogumelos no país era de apenas 3.000 toneladas/ano. Aumentou muito, especialmente nas décadas de 90 e nos anos 2.000. “Esse aquecimento do mercado tem relação direta com o trabalho desenvolvido pela Embrapa”, comenta o biólogo Edison de Souza.

Em 1996, a pesquisadora Arailde Urben começou a promover cursos para produtores. Em 2002, realizou o I Simpósio Internacional sobre Cogumelos Comestíveis, em Brasília, trazendo pela primeira vez ao Brasil especialistas internacionais nessa área. O panorama brasileiro de produção de cogumelos comprova a influência da entrada da Embrapa nesse contexto.

“A vontade de consumir cogumelos tem crescido entre os brasileiros. Aliado a isso, o aumento do poder aquisitivo da população ao longo das últimas quatro décadas também contribui para esse panorama favorável à produção desses fungos no Brasil. Prova disso é que a taxa de crescimento da produção no país é de 7.1% ao ano, muito significativa quando comparada à taxa mundial, que é de 4,6%”, ressalta Souza.

No mundo, os cogumelos movimentam um mercado de US$ 20 bilhões/ano. A perspectiva para 2014 é de uma produção da ordem de cinco milhões de toneladas. É claro que, dentro desse contexto, o destaque é para os países asiáticos, como Japão, China e Coreia, onde o consumo é superior a 4 quilos de cogumelos por pessoa. Alguns países europeus, como Suíça, França, Alemanha e Holanda também aparecem bem nesse ranking. No Brasil, o consumo é de 160 gramas per capita. “Por isso, o país ainda tem muito a crescer em relação a esses produtos em todos os níveis: produção, mercado e consumo”, finaliza o biólogo.

Capacitação: diferencial para entrar com o pé direito no mercado
E as capacitações oferecidas pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia – curso e workshop – representam um diferencial para os produtores que querem entrar de forma competitiva no mercado de cogumelos no País.

Uma das prioridades da Embrapa é diminuir os custos relacionados à produção de cogumelos e, assim, poder torná-los mais assíduos na dieta dos brasileiros. Infelizmente, o alto preço desses produtos no mercado (R$ 10,00) ainda os mantém afastados da mesa da maior parte da população brasleira.

Mas, de acordo com a pesquisadora Arailde, o consumo ainda baixo no Brasil (cerca de 160 gramas por pessoa) tende a aumentar. As qualidades nutricionais e medicinais dos fungos, ainda pouco conhecidas, podem estimular o crescimento deste mercado, tornando a produção de cogumelos ainda mais rentável. “A carne bovina, em geral, tem 14% de proteína. Já o champignon tem de 34% a 36% em 100g de cogumelo desidratado. O cogumelo também é rico em vitaminas e fibras altamente valiosas”, explica.

Os cursos oferecidos pela Embrapa, que já treinaram cerca de 1.500 produtores, estão contribuindo para mudar essa realidade no País.

Se você já é produtor, é uma chance de se capacitar ainda mais. Se você ainda não é, essa é uma boa oportunidade para começar. As inscrições para ambos os eventos – 46º Curso de Cultivo de Cogumelos e I Workshop para apresentação de métodos eletroanalíticos de caracterização química de cogumelos – já estão abertas e se estendem até o dia 10 de outubro de 2014. Mais informações pelo e-mail: cenargen.cursos@embrapa.br.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada