dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Tecnologia      
BRS Sabiá: trigo precoce e produtivo
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Lebna Landgraf, Embrapa Soja
02/09/2014

Ter em mãos sementes de trigo de elevadas produtividade e sanidade e com ciclo precoce são atributos sempre almejados pelos agricultores brasileiros. Essas características estão reunidas na cultivar de trigo BRS Sabiá que foi lançada no dia 22 de agosto, pela Embrapa Soja, em Londrina (PR).

A nova cultivar foi desenvolvida pela Embrapa e pela Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa para atender às necessidades de produtores de trigo do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A cultivar tem ampla adaptação e pode ser semeada em qualquer época recomendada para o trigo.

O pesquisador da Embrapa Soja, Manoel Bassoi, que trabalhou 12 anos para desenvolver a cultivar diz que seu potencial genético garante altas produtividades. "A BRS Sabiá se equipara, em termos de produtividade à BRS Gralha Azul, uma das mais plantadas no Paraná", compara. A cultivar é um trigo da classe pão, o que permite a fabricação do tradicional pão francês.

Além disso, Bassoi enfatiza como grande diferencial da nova cultivar o ciclo precoce, de 110 dias. A precocidade favorece, segundo ele, os produtores do Sul e Sudoeste do Paraná que plantam trigo mais tarde, permitindo o plantio da soja mais cedo. "Para o Norte e Oeste do Paraná, a cultivar pode ser plantada mais tarde, devido à sua precocidade, escapando da brusone, que é uma das doenças mais graves do trigo e de difícil controle químico", destaca.

O analista da Embrapa Produtos e Mercados, Rogério de Sá Borges, também reforça a alta produtividade com a precocidade do material como ponto forte. "Nas regiões frias em que o produtor precisa plantar o trigo mais tarde, a cultivar precoce é importante, principalmente para quem planeja produzir na sequencia a soja", afirma. De acordo com Borges, a BRS Sabiá traz ao produtor a possibilidade de escalonar o plantio com cultivares de diferentes ciclos, o que favorece também o planejamento da colheita.

A BRS Sabia já está plantada em 48 unidades demonstrativas, nas quais estão sendo realizados dias de campo para demonstração sobre suas características. O coordenador técnico de transferência de tecnologia da Fundação Meridional, Milton Dalbosco, explica que também foram implantadas 12 áreas de lavouras comerciais com a BRS Sabiá em campos de multiplicação de sementes. "Tanto técnicos quanto produtores de sementes estão otimistas com esta nova cultivar, que fica muito bonita no campo; perfilha bem e produz espigas vigorosas, além de ter um porte adequado e bom comportamento para o acamamento", destaca. Para Dalbosco, os resultados de produtividade da cultivar também chamam a atenção dos técnicos e dos produtores que estão multiplicando as sementes da BRS Sabiá que será comercializada no próximo ano para produção de grãos.

Segundo levantamento da Conab, a estimativa de área semeada no Brasil é de 2,7 milhões de hectares, 18,9% mais se comparada à safra anterior. A produção estimada é de 7,5 milhões de t, o que representa um incremento de 33,8% em relação à safra passada. Como o consumo interno de trigo é de aproximadamente de 12 milhões t, existe uma necessidade de importação ao redor de 7,3 milhões de t.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada