dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Manejo    
Agricultores gaúchos fazem o terraceamento da lavoura
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Rejane Paludo, Emater/RS-Ascar
02/09/2014

O impacto da água das chuvas no solo abriu valetas na terra cultivada pelo agricultor Osmar Romani, no interior de Guaporé, que dificultam o trabalho. “Com o trator, não dava mais para cruzar”, explica. A fim de controlar a erosão, evitando a perda de solo e a contaminação do rio com produtos químicos aplicados na lavoura, e facilitar a operação dos implementos agrícolas utilizados na semeadura, pulverização e colheita dos grãos, o agricultor fez o terraceamento dos 27 hectares utilizados no cultivo de milho (no verão) e pastagem (no inverno) para o gado de leite.

Romani é o segundo produtor no município a adotar essa prática de conservação do solo, que é incentivada pela extensão rural. A construção de terraços tem o propósito de disciplinar o volume de escoamento da água das chuvas e deve ser utilizada junto com outras práticas de manejo. Conforme o assistente técnico da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, João Villa, com o advento do plantio direto, difundiu-se a ideia de que os terraços não eram mais necessários. “Contudo, esse sistema não reduz completamente a enxurrada”, salienta.

Na propriedade da família Romani, devido à topografia, o terraço foi construído com curvas em desnível, a fim de permitir que parte da água excedente escoe para uma área de mato. Para fazer o terraceamento, o produtor não teve despesas, pois a Prefeitura do município, por meio de lei, disponibiliza gratuitamente o serviço de máquinas para os agricultores em diversos setores, entre eles o de conservação do solo.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada