dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Produtos e Serviços      
Redução de custos no manejo da pinta preta
Curso do Fundecitrus pretende capacitar citricultores para atuação no período propício para o controle, que se inicia em setembro/outubro e estende até os meses de março/abril
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Fundecitrus
05/09/2014

O Fundecitrus – Fundo de Defesa da Citricultura promove entre os meses de setembro e novembro um ciclo de cursos sobre o manejo de pinta preta, com foco na redução de custos. O objetivo é capacitar produtores, engenheiros agrônomos e administradores de pomares para atuação no período propício para o controle, que vai do início da frutificação até o fim do período chuvoso que ocorre normalmente nos meses de março e abril.

Os cursos têm o apoio da Syngenta e serão realizados em seis cidades. O primeiro será em Conchal, em 18 de setembro. Depois serão realizadas capacitações em Monte Azul Paulista (25/09), Araraquara (02/10), Casa Branca (23/10), Itápolis (18/11) e Avaré (27/11).

Há alguns anos, a pinta preta vem se desenhando como uma das doenças mais importantes da citricultura paulista. Atualmente acomete mais de 50% das plantas do estado de São Paulo e está espalhada em diferentes regiões produtoras de citros, criando um cenário preocupante devido aos prejuízos causados pela queda de frutos e a dificuldade comercial devido à aparência manchada da casca.

Em 2012, o controle da pinta preta ficou mais difícil devido à proibição do composto carbendazim nos plantios destinados a produtos de exportação. As alterações deixaram o citricultor com poucas opções para manejar a doença, tornando a informação e o conhecimento um aliado ainda mais importante na hora de minimizar os prejuízos.

Com o objetivo de ajudar o citricultor o curso foi estruturado para orientar sobre como manejar de forma eficiente a doença, com as estratégias disponíveis e com economia. O conteúdo foi elaborado pelo pesquisador Geraldo José Silva Junior e contempla informações relacionadas ao fungo causador da doença, sintomas, ciclo da doença e manejo com redução de custos. O curso tem duração média de quatro horas e é gratuito. As inscrições podem ser feitas pelo site do Fundecitrus.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Sanidade Vegetal
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada