dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar            
Assentamento implanta minhocário para recuperar plantas, estrutura do solo e produção agrícola
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cristina Tordin, Embrapa Meio Ambiente
10/09/2014

Joel Queiroga e Mario Urchei, pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) participaram de dia de campo no final do mês de agosto no Núcleo Recanto Feliz do Assentamento Milton Santos, em Americana, SP, para o planejamento e a implantação de um minhocário na Unidade de Experimentação Participativa, cujo tema é um sistema agroflorestal em conjunto com uma horta, em parceria com a Associação de Agricultores do Assentamento Milton Santos (Acoterra), Feagri (Unicamp), Esalq-USP e Incra.

Conforme os pesquisadores, vermicompostagem ou minhocultura é o processo de reciclagem de materiais orgânicos a partir da criação de minhocas. “Elas produzem um excelente adubo orgânico, conhecido como húmus”, explicam.

O húmus aumenta a oferta e retenção de nutrientes para as plantas, melhora a estrutura do solo e a diversidade de microrganismos benéficos. Além disso, aproveita os resíduos orgânicos, como estercos e restos de vegetais e culturais, transformando-os em um material muito rico em nutrientes. Também melhora a estrutura, aeração, drenagem e conservação da umidade do solo.

Para Pedro Furtoso, agricultor do assentamento, “isso tudo é muito bom para os assentados e para o meio ambiente. Nosso assentamento está sendo reflorestado de maneira que temos frutas, espécies nativas e madeireira, com um solo bom e agora uma horta bem cuidada”.

Um minhocário pode ser construído com diversos formatos, com a utilização de materiais mais duradouros ou também de maneira mais simples e barata, podendo-se utilizar o que já existe no lote, como bambu, ripas de madeiras ou até mesmo no próprio solo em formato de leiras. A sua finalidade é de proporcionar um local adequado para o desenvolvimento das minhocas e para facilitar o manejo de produção e extração do húmus.

Nesse dia, teve início o processo de implantação do minhocário com a construção de sua cobertura, que deve ser concluído em até meados de setembro com a disposição dos materiais orgânicos (restos de culturas, de alimentos e estercos de aves e bovinos) nos canteiros para a criação de minhocas e produção de húmus.

Parceria
Essa Unidade de Referência (UR) instalada na área de produção coletiva da Acoterra, combina e integra a produção agroecológica de hortaliças, frutíferas e florestais. A UR Sistema Agroecológico Hortifrúti Florestal com Minhocário tem como objetivo viabilizar a geração, adaptação, validação e demonstração de sistemas agrícolas biodiversos aplicáveis ao processo de transição agroecológica. Nesse sentido, a agroecologia é uma ciência integradora que agrega conhecimentos de outras ciências, além saberes populares e tradicionais provenientes das experiências de agricultores familiares, de comunidades indígenas e camponesas.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada