dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Safra      
Seminário avalia cenários para próxima safra de soja
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Joseani M. Antunes, Embrapa Trigo
15/09/2014

Nos últimos três anos, o produtor brasileiro tem sido beneficiado pelos preços altos da soja em safras abundantes. Na safra 2014/2015 o cenário positivo pode não se repetir. É o que apontaram os palestrantes do Seminário para o Desenvolvimento do Agronegócio Sustentável, que aconteceu dia 11/09, na Embrapa Trigo, realizado pela Cotrijal.

"A previsão de safra recorde nos Estados Unidos, com incremento de 10% na área de soja, certamente vai refletir aqui", alerta o consultor da FCStone, Eduardo Sanchez, lembrando que, no ano passado, a queda na produção americana favoreceu as exportações do Brasil. Outro país que deverá atrapalhar a comercialização da principal commoditie brasileira é a Argentina, que detém o estoque de 33 milhões de toneladas prontas para entrar no mercado na época da colheita no Brasil. No último levantamento da CONAB, a previsão é de aumento da área de soja no Brasil em 5%, com produtividades estimadas em 3 mil kg/ha (próximo a 50 sacos).

Segundo Sanchez, a produção maior pode gerar dois impactos divergentes: queda de preços no mercado internacional, versus aumento da demanda em países com desenvolvimento econômico crescente, como a China. A China consome 85 milhões de toneladas de soja, mas a capacidade de esmagamento é de 150 milhões de toneladas. Somente no setor de suínos, a China responde por 57% da produção mundial. Na década de 1970, o consumo per capita de carne suína na China era de 8 kg/ano, média que subiu para 40 kg/ano em 2013.

Além do mercado internacional, o olhar do produtor se volta agora para a janela, relacionando o céu com consultas no computador em busca de previsões climáticas. O temor dos produtores de cereais de inverno com o excesso de chuva no período de enchimento de grãos e no momento da colheita não deverá se confirmar, assim como a abundância de chuva na safra de verão, como explica o agrometeorologista da Embrapa Trigo, Gilberto Cunha: "Neste momento, as chances do El Nino se estabelecer são de 65%, porém todos os indicativos são de um fenômeno de intensidade fraca. As precipitações na primavera, especialmente, são abundantes nos anos de El Niño. E ainda que os indicativos sejam e chuvas acima dos valores normais até o mês de dezembro, a expectativa é que os excedentes hídricos não sejam tão vultosos como nos anos de El Niño forte, a exemplo do evento de 1997/98. O ideal para as lavouras de verão é que, entre dezembro e março a chuva ocorrida fique próxima dos 800 mm. Quando isso acontece, as produtividades médias das lavouras de soja e de milho atingem altos rendimentos. Chuvas dessa magnitude são comuns nos anos de El Niño forte, por isso os eventos El Niños são muito bem-vindos para os produtores rurais que se dedicam aos cultivos de verão no sul do País."

Pela previsão atual, a expectativa é de um El Niño fraco a partir do final desse ano, que vai nos permitir uma safra marcada por chuvas entre os valores normais ou acima, porém sem descartar períodos de estiagens curtas, que são comuns no nosso verão.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada