dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Manejo      
Mapa cria grupo para discutir áreas de refúgio
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
CNA
18/09/2014

Em resposta a um pedido do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Júnior, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) aceitou debater as regras para definição de áreas de refúgio para lavouras cultivadas com organismos geneticamente modificados (OGMs).

O tema foi discutido nesta quarta-feira (17/09), em reunião do presidente da CNA com o ministro Neri Geller. Acompanharam a reunião, o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA e da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Brasil (Aprosoja Brasil), Almir Dalpasquale; o superintendente técnico adjunto da CNA, Bruno Lucchi; o assessor técnico da comissão, Alexandre Câmara; e representantes da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

O que está em discussão é o plantio de sementes convencionais em áreas de refúgio nas lavouras comerciais geneticamente modificadas portadores de genes de resistência a insetos-praga, o que precisa ser regulamentado por meio de uma instrução normativa. Com a edição da norma, ficam garantidos a segurança fitossanitária e a manutenção dos ganhos de produtividade oriundos dessa tecnologia.

Dada à importância do tema, a CNA é favorável a elaboração da norma. No entanto, na proposta apresentada pelo governo existem pontos que precisam ser melhores esclarecidos. Só assim será possível garantir o seu correto cumprimento. Não há definição clara quanto à fiscalização e às sanções que serão aplicadas aos produtores que não cumprirem a normativa, o que traz insegurança jurídica aos produtores, na avaliação do presidente João Martins da Silva Júnior.

Além disso, a norma em debate não trata da “responsabilidade solidária”, ao não permitir a compartilhamento das responsabilidades com atores envolvidos no processo, deixando o ônus apenas para os agricultores.

Para solucionar os impasses que envolvem o tema, a CNA solicitou que seja instituído um grupo técnico científico por meio de portaria, como forma de agilizar os debates sobre o tema. As funções do grupo composto por pesquisadores e representantes do setor público e privado serão estudar os pontos que estão pendentes e avaliar as recomendações das empresas de biotecnologia quanto às áreas e às distâncias mínimas destinadas ao refúgio das lavouras transgênicas.

O pleito foi prontamente atendido pelo ministro da Agricultura, que se mostrou sensível às reivindicações do setor produtivo e se comprometeu a criar o grupo técnico até a próxima semana.

Para o presidente da CNA, é importante definir uma normatização. Ele defendeu, no entanto, uma postura cautelosa, preconizando maior discussão. “Ações precipitadas podem comprometer a manutenção dos ganhos de produtividade e a condição sanitária das lavouras”, afirmou.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada