dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal  
Encontro apresenta o futuro dos pesticidas e dos defensivos biológicos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Rodrigo Peixoto, Embrapa Arroz e Feijão
18/09/2014

O 25º Congresso Brasileiro de Entomologia (CBE) continua nesta quinta-feira, dia 18 de setembro, com a discussão e a apresentação de tecnologias voltadas ao controle de insetos vetores de doenças em áreas urbanas e daqueles que causam danos às lavouras. Serão apresentadas iniciativas que envolvem o uso de inseticidas, de organismos geneticamente modificados e de agentes biológicos.

Haverá uma mesa redonda, sob o tema “Entomologia urbana e saúde”, com a participação de professores de universidades federais, para mostrar ações promissoras de erradicação da dengue. O 25º CBE contará ainda com uma palestra acerca da utilização de baculovírus para o controle da lagarta helicoverpa, responsável por grandes perdas no campo. Adicionalmente, irá ocorrer a discussão com representantes de empresas multinacionais sobre o futuro dos pesticidas e dos defensivos biológicos. Mais informações: http://www.cbe2014.com.br/.

Ontem, 17, o professor Afonso Pelli, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, realizou uma palestra sobre o tema entomologia médica. O assunto abrange o estudo de insetos que atacam direta ou indiretamente o homem e seus animais domésticos, transmitindo doenças. Moscas, mosquitos, vespas e formigas, dentre outros, são responsáveis pela disseminação de enfermidades como a Leishmaniose, causada por protozoário, a Filariose, originada por vermes nematoides, e a Miíase, produzida pela infestação da pele por larvas.

De acordo com Pelli, a busca por soluções a problemas de saúde pública em decorrência de doenças ligadas a insetos, demanda o aprofundamento do conhecimento científico sobre a grande diversidade e a interação de diferentes espécies. Além disso, o estudo do ambiente transformado pelo homem, de métodos alternativos de controle que não sejam somente a eliminação dos vetores, assim como de fatores sociais, tais como a própria educação da população, são aspectos que devem ser considerados em qualquer planejamento que almeje ser sustentável e exitoso no controle do surgimento ou ressurgimento de enfermidades na área da entomologia médica.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada