dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar      
Experimento avalia forno mecânico para fabricação de farinha de mandioca no AC
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Priscila Viudes, Embrapa Acre
19/09/2014

Uma das etapas mais difíceis da fabricação de farinha de mandioca é a tostagem, devido à alta temperatura do forno e ao esforço físico empregado. Com o objetivo de facilitar o trabalho dos produtores rurais, a Embrapa e a Seaprof instalaram dois fornos mecânicos em propriedades da região do Juruá.

Um deles foi instalado na casa de farinha do agricultor Rosenir, que ficou animado com a praticidade do forno. “Com esse equipamento, a gente coloca a massa para torrar e deixa lá, pode até ir tomar um café e bater papo com o resto do pessoal”, disse.

Em agosto, a pesquisadora da Embrapa, Joana Leite, a chefe da cadeia produtiva da mandioca da Seaprof, Palmira Oliveira, e o bolsista e estudante de Agronomia, Raimundo Fontinelle, coletaram amostras de farinha tostadas com os novos fornos. Agora, estão sendo realizados testes com esse material no Laboratório de Tecnologia de Alimentos da Embrapa Acre. “As análises vão verificar a qualidade e uniformidade da farinha de mandioca produzida com esse equipamento, depois vamos comparar os resultados com a farinha produzida sem o forno mecânico”, afirma Joana.

Segundo Palmira, essa é uma demanda antiga dos produtores rurais. “A ideia é manter a qualidade do alimento com a possibilidade de produzir mais em menos tempo, de forma que os agricultores não se cansem tanto”, diz.

Essa atividade faz parte do projeto “Farinha de Cruzeiro do Sul: fortalecimento da agricultura familiar e Indicação Geográfica do Território da Cidadania do Vale do Juruá”, executado em parceria com o Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/AC) e com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Superintendência de Agricultura do Acre.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada