dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar      
Agricultores familiares participam de pesquisa sobre barragem subterrânea na Bahia
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Carlos Dias, Embrapa Solos
22/09/2014

Entre 16 e 18 de setembro agricultores familiares do território Sertão do São Francisco (municípios de Uauá, Canudos e Curaçá, na Bahia), realizaram a avaliação qualitativa da sustentabilidade de seus agroecossistemas. Esta avaliação foi realizada em duas etapas utilizando ferramentas da metodologia Diagnóstico Rural Participativo (DRP).

A primeira etapa foi a caracterização dos agroecossistemas por meio da construção de dois mapas da propriedade: um de quando a família chegou na propriedade e o outro retratando a situação atual, com os benefícios adquiridos ao longo do tempo. Também foi elaborado um calendário de chuva, de gênero e de atividades. Na segunda etapa foi realizada a avaliação de indicadores sociais, econômicos e técnico-ambientais, construídos a partir da percepção dos agricultores e da literatura especializada. Para cada indicador foram atribuídos notas que variaram de 0 a 5, onde o 5 corresponde ao nível alto de sustentabilidade.

Para "Seu" Zé de Antonino, da Fazenda Baixa Verde (Curaçá), "a avaliação da sustentabilidade, fazendo estes gráficos e mapas, nos ajuda. Entendemos porque suportamos melhor esta seca de 2010 a 2013 do que a de 1993. Hoje nós temos onde guardar água, temos onde guardar a água que o exército trouxe, em 93 não tinha. Apesar excesso de trabalho nessa seca, consegui salvar metade dos meus animais porque contei com mais recursos aqui para atravessar a falta de chuva. Com estes gráficos que a gente mesmo fez, vimos que a nossa fazenda tá melhor do que a gente pensava, tá indo devagarzinho se sustentando. E melhorou mesmo, e a prova é que nesta seca a gente sofreu menos, morreu menos animal, acho isso é tá indo no rumo desta sustentabilidade que vocês falam, né?".

O Projeto
O projeto Barragem subterrânea: promovendo o aumento ao acesso e usos da água em agroecossistemas de base familiar do Semiárido do Nordeste brasileiro, que está sendo desenvolvido pela UEP Recife, é um dos premiados na primeira versão do Prêmio Mandacaru - Projeto e Práticas Inovadoras em Acesso a Água e Convivência com o Semiárido, na categoria Pesquisa Aplicada. O Prêmio Mandacaru I foi concedido pelo Instituto ambiental Brasil sustentável (IABS) por meio subvenção da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID). Para a pesquisadora Maria Sonia Lopes da Silva, da Embrapa Solos, o projeto trata de uma pesquisa sistêmica onde os agricultores, técnicos e pesquisadores estão avaliando a sustentabilidade das propriedades rurais que possuem barragem subterrânea, visando contribuir com o redesenho desses agroecossistemas do Semiárido brasileiro.

A pesquisa está sendo realizada nos estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Paraíba, em parceria com outras unidades da Embrapa (Semiárido, Tabuleiros Costeiros e Algodão), ASA por meio de suas entidades associadas (Irpaa, Patac, As-PTA, Cáritas Diocesa de Pesqueira, Caatinga, Cecor e Cactus), Universidades (UFPE, UFAL, UNEB, Univasf e UFPB) e Instituto Federal (de Pernambuco e Alagoas).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada