dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal    
APTA realiza II Seminário sobre Manejo Estratégico de Pragas Exóticas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
APTA
24/09/2014

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) realiza, no dia 30 de outubro, em Ribeirão Preto, o ll Seminário Sobre Manejo Estratégico de Pragas Exóticas, com palestras de pesquisadores de suas unidades de pesquisa e de outros institutos.

Participam do evento especialistas de Polos da APTA, do Instituto Biológico (IB-APTA), Instituto Agronômico (IAC-APTA), Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Os pesquisadores irão debater sobre pragas e técnicas disponíveis para solução, além de explicitar a posição de suas instituições. Haverá também a presença de consultores e técnicos de empresas produtoras de insumos biológicos e químicos.

O objetivo do evento é fomentar os temas e treinamento sobre as questões de ameaças fitossanitárias e, barreiras alfandegárias. O evento terá como foco pragas como Helicoverpa armigera, cochonilha rosada, mosca branca e mosca de fruta, que são problemas em diversas culturas (de amendoim, soja, feijão, milho, café, citros, hortaliças e frutas), serão abordados a introdução de pragas exóticas no Brasil, sistemas de informação para análise de riscos de introdução, quarentenário, estabelecimento e dispersão de pragas exóticas e manejo adequado.

Os temas do seminário foram escolhidos em conjunto com técnicos do IB-APTA, da CATI, da CDA, todos ligados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, além da EMBRAPA. Durante a realização do VIII Workshop de Agroenergia, estes temas foram elencados como importantes. Eles estão sendo tratados como problemas emergentes no âmbito do estudo das pragas exóticas, introduzidas sistematicamente no meio rural e causando sobressaltos aos produtores rurais.

“Vamos tratar sobre Cochonilha rosada, Helicoverpa armigera, moscas brancas e moscas de frutas, pragas até muito conhecidas em outros países e no Brasil as duas primeiras estão entrando agora, e moscas de frutas e moscas brancas estão com espécies e biótipos novos prontos para entrar, embora já existam no país espécies destas duas pragas causando grandes danos (desde problemas na comercialização, perda de valor comercial e de até 60 % na produtividade, dependendo da infestação e condições climáticas favoráveis à praga). Quando há introdução de uma nova praga, o ideal é realizar o manejo estratégico, ou seja, a prevenção aos danos”, explica o pesquisador da APTA, José Roberto Scarpellini, um dos palestrantes.

O evento visa atualizar e equalizar informações, esclarecendo dúvidas de produtores de amendoim, soja, feijão, milho, laranja, café, hortaliças, frutas, além de debater soluções para uma agricultura diversificada. O público-alvo é composto por produtores rurais, consultores em agropecuária e estudantes.

As inscrições vão até o dia 25 de Outubro ou quando se encerrarem as vagas disponíveis on line. Elas podem ser feitas no site www.infobibos.com/pragasexoticas. Ao todo são 100 vagas disponíveis. Grupos de consultores, estudantes e instituições com palestrantes têm condições especiais para pagamento, devendo entrar em contato no e-mail: pragasexoticas14@hotmail.com.
 
Serviço
II Seminário Sobre Manejo Estratégico De Pragas Exóticas
Data: 30/10/2014
Local: Centro de Convenções da Cana-de-açúcar – Centro de Cana IAC
Endereço: Anel Viário Contorno Sul km 321, Ribeirão Preto – SP (Recinto Agrishow)
Telefone para contato: 16 – 36371091/ 16 – 36261609

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada