dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Evento    
Dia de campo divulga variedades de mandioca
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Léa Cunha, Embrapa Mandioca e Fruticultura
25/09/2014

A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar e o Sindicato Rural de Nazaré (BA) realizaram na quarta-feira, dia 24, um dia de campo sobre a cultura da mandioca na comunidade Copiobas Reunidas.

Desde setembro de 2013, a Embrapa mantém, no local, sob a coordenação do pesquisador Mauto de Souza Diniz, três unidades demonstrativas: uma de variedades de mandioca (BRS Caipira, BRS Poti Branca, Casco Roxo e Peru), uma de variedades de aipim (BRS Kiriris, Paraná, Eucalipto e Manteiguinha) e uma de espaçamento, além de uma unidade de multiplicação de variedades de mandioca e aipim. O trabalho tem o apoio do programa Pró-Senar Mandioca, que tem como objetivo melhorar a produtividade e rentabilidade do negócio rural, promovendo a formação profissional do produtor e do trabalhador rural, difundindo tecnologias, através da assistência técnica, visando o fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca.

O intuito do trabalho é aumentar a produtividade da mandioca. De acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Nazaré colheu, em 2012, 3.900 toneladas de mandioca em 300 hectares de área, com um rendimento médio de 13 toneladas/hectare. “Pretendemos identificar, com a participação dos agricultores, o espaçamento recomendado e a adaptação de algumas variedades ao Recôncavo baiano e difundir as mais adaptadas”, explica.

Três estações compuseram o evento: Cultivo da mandioca, Adubação com manipueira e adubação foliar com manipueira e Conservação de solo. A manipueira é o resíduo tóxico da prensagem das raízes de mandioca e tem alta carga de matéria orgânica e de ácido cianídrico, mas pode ser usada como suplemento alimentar e como adubo, precisando o agricultor se cercar de alguns cuidados para aproveita-la.

Os instrutores foram os pesquisadores Mauto de Souza Diniz, Laércio Duarte Souza e José Raimundo Ferreira Filho (Embrapa/EBDA) e o assistente Bibiano Ferreira Filho.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada