dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal      
Criado grupo técnico para discutir manejo de resistência e área de refúgio
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Mapa
29/09/2014

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instituiu, por meio de uma publicação no Diário Oficial da União (DOU), na última quinta-feira (25), o Grupo Técnico-Científico sobre Manejo de Resistência (GTMR), que será composto por representantes do Mapa, da área científica e do setor produtivo. Um dos principais objetivos do grupo é assessorar o órgão federal na avaliação das recomendações de manejo de resistência de insetos-praga a proteínas isoladas de Bacillus Thuringiensis (BT), inclusive no que se refere à prática de plantio de áreas de refúgio.

O GTMR será coordenado pelo Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), com participação de especialistas da área de entomologia que irão pesquisar e avaliar manejo de resistência sobre insetos-praga presentes em plantas geneticamente modificadas, cultivadas comercialmente.

Serão designados para a equipe quatro representantes da área acadêmica ou científica que serão convidados pela SDA, e outros quatro profissionais recomendados pelo segmento empresarial de biotecnologia. As associações Aprosoja, Abramilho e Abrapa vão indicar, cada uma, um representante, assim como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Na última semana, o Ministro Neri Geller afirmou que o grupo deve iniciar os seus trabalhos o quanto antes para que o agricultor disponha de orientações técnicas claras sobre o tema, já para a próxima safra: “Vamos alinhar esta temática dentro do setor, porque queremos defender quem está no campo”, disse Geller.

Ações
A portaria descreve uma série de atividades que será realizada pelo grupo. Entre as funções que ele vai desempenhar, destacam-se: o acompanhamento do desempenho das tecnologias de resistência de insetos-praga em plantas, quanto à eficiência no controle de pragas-alvo indicadas, e a avaliação dos resultados de monitoramento de resistência conduzidos pelas empresas detentoras de tecnologias que combatem os insetos-praga.

Os especialistas serão responsáveis, também, por promover o levantamento e intercâmbio de informações relacionadas ao manejo de resistência em cultivos comerciais que utilizam plantas com tecnologia empregadas para resistir aos insetos. A portaria, que entrou em vigor ontem, pode ser acessada por meio do endereço eletrônico: http://anexosportal.datalegis.inf.br/arquivos/1241468.pdf.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada