dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Sistemas de Produção    
Modelagem auxilia na avaliação de sistemas agrícolas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Fabio Reynol, Embrapa Pesca e Aquicultura
29/09/2014

Qual sistema de integração lavoura-pecuária é o mais eficiente para conservar carbono no solo? Como eles se comportam nos diferentes cenários climáticos prováveis? Uma área agrícola pode reter mais carbono no solo em relação à vegetação natural? Essas são algumas perguntas que dois projetos de pesquisa procuram responder para a região do Cerrado tocantinense, com o auxílio de uma ferramenta moderna: a modelagem computacional.

Um dos trabalhos traz como novidade a adaptação de um modelo computacional norte-americano às condições locais do Cerrado brasileiro. Por meio desse software, batizado de Century, será possível estimar a quantidade de carbono estocada no solo ao longo do tempo, simulando diversas condições de manejo, podendo inclusive considerar os impactos de diferentes cenários climáticos.

O software será alimentado com dados locais como precipitação, temperatura máxima e mínima do ar, informações sobre o solo, como granulometria, pH e densidade, e as quantidades iniciais de carbono encontradas nos diferentes compartimentos da matéria orgânica do solo e nos resíduos adicionados. Também servirão para a base de dados as relações carbono-nitrogênio desses materiais. "Esses dados, quando associados às informações sobre o histórico de uso e manejo do solo, possibilitarão que o modelo estime qual será o impacto dessas ações na dinâmica do carbono e do nitrogênio do solo ao longo do tempo. Por exemplo, o sistema de plantio aumentou, reduziu ou manteve o estoque desses elementos no solo?", detalha a coordenadora dos dois projetos, a pesquisadora Elisandra Bortolon do Núcleo Temático de Sistemas Agrícolas da Embrapa Pesca e Aquicultura (TO).

No momento, Bortolon está levantando esses dados em propriedades rurais no estado para alimentar o modelo computacional. Um dos projetos, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem como parceiro a Fazenda Brejinho, no município de Pedro Afonso, a 200 km de Palmas, que mantém sistemas de integração lavoura-pecuária e lavoura-floresta. Um dos motivos da escolha dessa propriedade foi o registro histórico de dados de cada uma de suas glebas.

O Century simula a dinâmica de carbono e dos nutrientes nitrogênio, fósforo e enxofre para diferentes tipos de ecossistemas, incluindo pastagens, culturas anuais e perenes e mesmo vegetação natural como florestas e savanas. O trabalho da Embrapa foca em sistemas integrados de produção agropecuária conduzidos sob condições do Cerrado tocantinense e abrange desde o início do uso agrícola até os dias atuais, acompanhando o histórico de uso e de manejo do solo.

"Com base nos dados observados e nas estimativas do Century, vamos avaliar os cenários de manejo adotados na Fazenda e, caso seja identificado algum com potencial de perda de carbono do solo para a atmosfera, iremos propor cenários de manejo alternativos que possibilitem não só reduzir essas perdas, mas também aumentar os estoques de carbono do solo," comenta a pesquisadora. Esses dados são especialmente importantes para nortear estimativas de impacto da atividade agropecuária brasileira nos esforços de mitigação dos efeitos provocados pelos gases de efeito estufa, bem como para subsidiar o mercado de créditos de carbono.

Vegetação natural X plantação
O segundo projeto de pesquisa vai investigar a qualidade do solo buscando também avaliar o impacto das mudanças no uso e manejo do solo sobre os estoques de carbono e identificar possíveis limitações em sua capacidade de armazenar o elemento. Por exemplo, até que quantidade de carbono um determinado sistema é capaz de reter nas condições apresentadas?

"Realizaremos análises de atributos químicos, físicos e biológicos do solo e poderemos também apontar indicadores de qualidade e de armazenamento de carbono que poderão ser úteis em trabalhos futuros", informa Bortolon, explicando que serão analisadas amostras de solos cobertos por vegetação natural e também lavouras, os chamados solos antropizados. Desse modo, diferentes sistemas de produção agropecuária, dentre os quais está o de integração lavoura-pecuária, poderão ser comparados entre si quanto à capacidade de armazenar carbono e de melhorar a qualidade do solo. Além disso, os sistemas de produção também serão comparados à vegetação natural.

"Assim, pode-se averiguar quais sistemas de produção agropecuária são mais, menos ou igualmente eficientes, em comparação à vegetação natural, em manter a qualidade do solo e em retirar o carbono da atmosfera e acumular no solo", explica a especialista.

Os dois projetos são complementares. As análises de solo realizadas no segundo trabalho contam com o financiamento da Fundação Agrisus - Agricultura Sustentável e alimentarão a base de dados do Century. Desse modo, os resultados das simulações do software serão fundamentais para determinar os melhores procedimentos buscando a sustentabilidade ambiental focada no ciclo de carbono.

"Poderemos estabelecer os cenários de manejo de solo mais eficazes e recomendar procedimentos a partir desses resultados, como, por exemplo, o que é mais eficiente na retenção do carbono, rotação soja-milheto ou soja-milho?", argumenta a pesquisadora, segundo a qual os dados poderão ser extrapolados para validação em outras áreas similares.

Bortolon acredita que os projetos aumentarão o conhecimento a respeito da eficiência de cada tecnologia de sistemas agrícolas na manutenção e armazenamento de carbono e gerarão dados importantes que poderão balizar estudos quanto ao papel da agricultura brasileira e seus impactos, positivos ou não, no ciclo de carbono, gerar dados para o mercado de carbono e ainda preconizar métodos mais eficientes no sentido de mitigar gases de efeito estufa, entre os quais o carbono é usado como padrão, e até pautar políticas públicas de incentivo à utilização de sistemas produtivos mais eficientes e sustentáveis.

"Ao atestar a eficiência ambiental de um sistema, esse trabalho dará subsídios para introduzir novos produtores ao mercado de carbono bem como aumentar a participação dos que já atuam nesse mercado", enfatiza Bortolon.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada