dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal      
Nova praga limita tráfego de acerola em municípios de Roraima e Amazonas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Mapa
01/10/2014

As cidades de Boa Vista, Mucajaí e Pacaraima, do estado de Roraima foram declaradas como zona interditada, por ocorrência da praga Anthonomus tomentosus, que ataca principalmente frutos de acerola.  Também foram delimitados os municípios de Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Manaus, no Estado do Amazonas, como zona suspeita de ocorrência da praga. A medida consta da Instrução Normativa (IN) nº 19, do última dia  23 de setembro.

Ériko Sedoguchi, chefe da Divisão de Prevenção, Vigilância e Controle de Pragas (DPCP/CGPP) do Mapa, explica que a decisão foi tomada com o intuito de impedir que o inseto se espalhe: “A distribuição da praga é desconhecida, só temos notícia dela no estado da Roraima, com a medida, vamos tentar evitar que ela se dissemine para outros estados”.

A praga, que é nova em território nacional, ataca, preferencialmente, a acerola - as larvas, ao se alimentarem da polpa dos frutos, provocam perdas quantitativas e qualitativas, mudando o aspecto da fruta. As infestações ocorrem em frutos verdes, em fase de maturação e maduros.

De acordo com um relatório enviado pela Embrapa Roraima, os exemplares da praga foram coletados durante levantamentos realizados em no estado pela equipe do Laboratório de Entomologia da Embrapa. A identificação foi realizada por Germano H. Rosado Neto, professor do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e confirmada pelo Dr. Wayne E. Clark, do Departamento de Entomologia e Patologia de Planta da Universidade de Auburn, Alabama/USA.

Regras
A medida, publicada no Diário Oficial da União, proíbe o trânsito de frutos frescos de acerola, para fora da zona interditada. As frutas produzidas na área suspeita amazonense só podem ser transportadas mediante a emissão de Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV), fundamentada em Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) ou Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC).

De acordo com Sedoguchi, “como o Amazonas está próximo da área de ocorrência da praga, deve ser priorizado o levantamento nessa região para averiguar sua possível ocorrência.” O PVT, no caso de trânsito da zona suspeita para outros lugares, deve conter a seguinte declaração adicional: "A partida foi inspecionada e encontra-se livre de Anthonomus tomentosus".

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada