dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Meio Ambiente        
Cidade paulista aprova lei para pagamento de serviços ambientais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cristina Tordin, Embrapa Meio Ambiente
02/10/2014

O município de Jaguariúna, SP, aprovou uma nova lei no mês de setembro de 2104, que prevê o pagamento por serviços ambientais "hídricos". Trata-se de um dos resultados das ações da Unidade Gestora do Programa Bacias Jaguariúna (UGP), um programa criado por uma outra lei municipal em abril desse ano. Na UGP participam atualmente, ao lado da Prefeitura, representada pela Secretaria de Meio Ambiente, a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), tendo como representantes os pesquisadores Ricardo Figueiredo, titular e Maria Lucia Zuccari, suplente, assim como a The Nature Conservancy (TNC), a Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) e a Associação Mata Ciliar.

A Lei autoriza o repasse do ICMS Ecológico, a título de compensação financeira, por área protegida dos municípios paulistas, para o Fundo Municipal de Meio Ambiente – FMMA, visando implementar ações destinadas a uma adequada gestão dos recursos naturais, incluindo a manutenção, melhoria e recuperação da qualidade de vida da população.

Também ficou autorizado o apoio financeiro para pagamento por serviços ambientais - PSA - aos proprietários rurais que aderiram ao Programa Bacias Jaguariúna, com o cumprimento de metas como adoção de práticas conservacionistas de solo, com a finalidade de abatimento efetivo da erosão e da sedimentação, adoção de práticas para o saneamento ambiental com a finalidade de dar tratamento adequado ao abastecimento de água, tratamento de efluentes líquidos e disposição adequada dos resíduos sólidos das propriedades rurais, implantação e manutenção da cobertura vegetal das Áreas de Preservação Permanente e da Reserva Legal, seguindo os critérios da Lei.

O apoio financeiro aos proprietários rurais habilitados, donos de área igual ou superior a dois hectares, iniciará com a implantação de todas as ações propostas e poderá ser estendido por 4 anos. Será considerado habilitado o proprietário que tiver sua propriedade inserida na área trabalhada pelo Programa e estiver cadastrado no Portal Ambiental Municipal de Jaguariúna.

O edital para habilitação dos interessados será elaborado e divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente, com diretrizes, prazos e outras informações relevantes ao processo de seleção. O Programa deverá custear integralmente os valores do PSA, além de poder custear de maneira integral ou parcial, valores para as ações de conservação, restauração e saneamento rural previstos nos projetos técnicos.

A Embrapa Meio Ambiente, além de compor a UGP do Bacias-Jaguariúna, colabora nas ações de monitoramento da qualidade e quantidade de água nos trechos fluviais da área inicial abrangida pelo referido Programa.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada