dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Agronegócio  
FAO promove consulta regional sobre redução de perdas e desperdício de alimentos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
João Eugênio Diaz Rocha, Embrapa Agroindústria de Alimentos
03/10/2014

Reconhecendo a importância de realizar ações coordenadas dos países membros na América Latina e Caribe, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, FAO, promoverá, nos dias 8 a 10 de outubro, em Santiago, Chile, uma Consulta Regional de Especialistas em redução de perdas e desperdícios de alimentos na América Latina e Caribe, a primeira deste tipo na região, com a finalidade de desenvolver um plano de ação regional para a redução de perdas e desperdício de alimentos e sua incorporação às políticas de segurança alimentar e nutricional. O Dr. Murillo Freire Junior, pesquisador da área de Pós-colheita da Embrapa Agroindústria de Alimentos, é um dos peritos que vão participar da consulta que incluirá formuladores de políticas, tomadores de decisão, representantes da indústria de alimentos e do setor governamental e diferentes atores do sistema alimentar da região de maneira a alcançar juntos soluções para os problemas. O pesquisador também vai apresentar uma palestra abordando uma visão panorâmica da Embrapa Agroindústria de Alimentos, suas áreas de atuação, infraestrutura laboratorial e algumas linhas de pesquisa, incluindo o aproveitamentos de resíduos da agroindústria para o consumo humano e quais as contribuições que a Embrapa pode aportar para a redução de perdas e desperdício na região. Além do plano de ação regional, espera-se que a consulta resulte em diretrizes para o levantamento de informação e implementação de estratégias para a redução de perdas e desperdício e a formação de uma Rede de Especialistas em Perdas e Desperdício de Alimentos.

Embora a América Latina e Caribe sejam grandes produtores de alimentos, capazes de abastecer sua população e exportar grandes excedentes, segundo dados da FAO, uma importante parcela da produção é perdida nas diferentes fases da cadeia produtiva agro alimentar. A organização estima que 6% das perdas mundiais de alimentos se dão na região que, a cada ano, perde ou desperdiça cerca de 15% dos alimentos disponíveis. A FAO estabelece uma distinção conceitual entre perda e desperdício de alimentos: a perda de alimentos é a redução não intencional de alimentos disponíveis para o consumo humano que resulta de ineficiências na cadeia de produção e abastecimento: infraestrutura e logística deficiente, falta de tecnologia, insuficiência nas competências, conhecimentos e capacidade de gerenciamento. Ocorre principalmente na produção, pós-colheita e processamento. O desperdício de alimentos se refere ao descarte intencional de itens próprios para alimentação, particularmente pelos varejistas e consumidores, e ocorre devido ao comportamento dos comerciantes e indivíduos.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada