dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Sanidade animal    
DSA tem estratégia para combater raiva em herbívoros
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Mapa
10/10/2014

A raiva em herbívoros é uma doença que apresenta sintomas como isolamento, perda de apetite, salivação abundante e espumosa, tremores musculares, paralisia e hipoestesia (perda ou diminuição de sensibilidade em determinada região do organismo), entre outros, levando à morte do animal. No Brasil, os produtores devem ficar atentos aos cuidados necessários para evitar esta doença endêmica, considerada uma zoonose de grande importância para a Saúde Pública, não só pela evolução dos sintomas, como também pelo elevado custo social e econômico.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Departamento de Saúde Animal, da Secretaria de Defesa Animal (DSA/SDA), tem colocado em prática ações do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH), visando o efetivo controle da doença em bovinos, sendo que as atividades relacionadas à raiva tiveram início em 1966.

No Brasil, a raiva dos herbívoros é essencialmente transmitida por morcegos hematófagos (MH), que, quando infectados, veiculam o vírus rábico em sua saliva, transmitindo-o aos herbívoros ao sugarem o sangue desses animais. Por isso, a prevenção da doença é baseada no controle da população desses morcegos e na redução de contato deles com herbívoros domésticos.

O PNCRH propõe estratégias como a vigilância epidemiológica, a profilaxia da doença mediante a vacinação dos herbívoros domésticos em focos, perifocos e em áreas de risco, o cadastramento e o monitoramento dos abrigos de morcegos hematófagos, o controle da população de morcegos da espécie Desmodus rotundus e a educação em saúde. Com isso, a incidência da raiva tem diminuído no País, caindo de 1.584 casos em 2012 para 1.505 em 2013. Nos últimos 10 anos, os casos da doença diminuíram 32%.Além dos prejuízos que essa doença causa à pecuária brasileira, o risco para a saúde humana é corrente, pois muitos casos de raiva humana que ocorreram no Brasil nos últimos anos foram transmitidos por morcegos hematófagos. O DSA é responsável por informar imediatamente o setor de saúde quando há incidência de casos em herbívoros, para atuação e prevenção da raiva em pessoas eventualmente expostas.

O sistema de vigilância para síndromes nervosas em herbívoros é executado nos níveis federal e estadual, tendo como base a execução de ações contínuas, sem prazo de finalização, e também atuação em situações emergenciais, no caso de surtos epidêmicos.

De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Animal, Guilherme Marques, a principal meta do PNCRH é a redução de ocorrência de raiva em herbívoros no País. “Esta meta vem sendo alcançada mediante os esforços contínuos de equipes de controle da doença em diversos habitats, sendo a maioria desses inóspitos, como florestas, mangues, regiões acidentadas, o que evidencia a eficiência da estratégia que estamos aplicando”, disse.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada