dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura    
Projeto vai trabalhar com arroz irrigado no Tocantins
Adoção de técnicas adequadas ao cultivo do arroz no ecossistema de várzeas tropicais poderá resultar em aumento da produtividade de grãos, maior competitividade e sustentabilidade
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Clenio Araujo, Embrapa Pesca e Aquicultura
14/10/2014

Colaborar para a consolidação da cadeia produtiva do arroz nas áreas de várzeas tropicais do Tocantins. Este é um dos objetivos de projeto de pesquisa que a Embrapa está elaborando. Para isso, entre os dias 14 e 16 de outubro, haverá uma série de atividades, quando uma equipe da empresa discutirá, em Palmas e no interior do estado, possíveis parcerias para a condução dos trabalhos.

Hoje, o Tocantins é o maior produtor de arroz da região Norte do país. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2013/2014, foram produzidas mais de 540 mil toneladas no estado. Um dos sistemas de cultivo é o irrigado, praticado nas chamadas terras baixas ou várzeas dos vales dos rios Araguaia e Tocantins. Cerca de 80% do arroz irrigado tocantinense são produzidos nos municípios de Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão.

Produtores desses dois municípios serão visitados pela equipe da Embrapa, que conversará ainda com representantes de instituições como a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT). O pesquisador Daniel de Brito Fragoso, ligado à Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO), mas que atua em Tocantins, é uma das pessoas que está organizando o projeto.

Também da Embrapa Arroz e Feijão, estarão no Tocantins discutindo a elaboração do projeto os pesquisadores Adriano Pereira de Castro, que coordena o projeto de melhoramento de arroz da Embrapa, Orlando Peixoto de Morais, Alberto Baêta dos Santos, Luiz Fernando Stone, Mábio Chrisley Lacerda e Valácia Lemes da Silva Lobo, além de Alcido Leonor Wander e Bernardo Mendes dos Santos, que trabalham com transferência de tecnologia.

Projeto
Intitulado "Estratégias para o manejo sustentável da cultura do arroz irrigado no ecossistema Várzea Tropical", o projeto deve contar com uma rede de pesquisa e desenvolvimento para sua execução. De acordo com ele, "a adoção de técnicas adequadas ao cultivo do arroz no ecossistema de várzeas tropicais poderá resultar em aumento da produtividade de grãos, maior competitividade e sustentabilidade do arroz irrigado dentro dos sistemas agrícolas, o que assegurará sua permanência no agronegócio brasileiro".

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Irrigação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada