dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Tecnologia    
Programa para modernizar a vitivinicultura será apresentado em SC
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina
17/10/2014

Agricultores, representantes das cooperativas e das indústrias e lideranças se reúnem nesta sexta-feira (17), em Videira, para discutir a implantação do Programa de Modernização da Vitivinicultura (Modervitis) em Santa Catarina. O Programa visa melhorar o padrão de qualidade da uva e a tecnologia para produção de sucos e vinhos nos três estados do sul. Em Santa Catarina os municípios que se enquadram no projeto são Pinheiro Preto, Videira, Iomerê e Rio das Antas. O Workshop de Articulação Setorial do Modervits acontecerá às 9h, no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC), em Videira, e é aberto ao público.

O Workshop será uma forma de apresentar o Programa aos produtores rurais e falar sobre o papel das entidades envolvidas na operacionalização do Modervitis. O evento será mediado pelo diretor-executivo do Ibravin, Carlos Paviani, e terá palestras de representantes das instituições parceiras do programa: Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES); Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Após as palestras, haverá um espaço para debates.

Proposto pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Modervitis foi criado para combater a defasagem tecnológica na produção da uva, em especial para a produção de vinho de mesa e suco, assim como no processamento por parte de empresas vinícolas instaladas nos polos mais antigos e tradicionais de vitivinicultura da Região Sul. A meta do Programa é atender 1.250 pequenos vinicultores nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, visando não só qualificar a produção, mas também a permanência dos jovens no meio rural.

O Workshop de Articulação Setorial do Modervitis em Santa Catarina é promovido pelo Ibravin, Embrapa Uva e Vinho, Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina (SAR), Câmara Setorial da Uva e do Vinho de Santa Catarina e Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (Cederural).

Santa Catarina é o quinto maior produtor nacional de uva, com uma produção de aproximadamente 53 mil toneladas em 2013. A maior parte da área plantada no estado concentra-se no Alto Vale do Rio do Peixe, com destaque para os municípios de Videira e Tangará, mas a maior produção de vinhos está no município de Pinheiro Preto. A produção de vinhos em Santa Catarina se concentra em vinhos comuns, porém de 2009 a 2013 houve um crescimento de 57% na produção de vinhos finos, principalmente nas regiões de altitude. No mesmo período a produção estadual de suco de uva também aumentou 89%.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada