dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Tecnologia    
Coberturas vegetais na cultura dos citros são divulgadas em dia de campo
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Mandioca e Fruticultura
21/10/2014

A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e a Secretaria de Agronegócio e Meio Ambiente de Rio Real realizam nesta terça-feira, dia 21 de outubro, na Fazenda Lagoa do Coco, em Rio Real (BA), um dia de campo sobre o manejo de coberturas vegetais em pomares de citros.

O evento é uma das atividades previstas no projeto “Transferência de tecnologias de cobertura vegetal na cultura dos citros e sua contribuição para agricultura conservacionista”, liderado pelo analista Cicero de Cartaxo Lucena, do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura. O projeto, que está alinhado com as diretrizes do Plano da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) do Mapa, pretende divulgar técnicas que permitam a conservação do solo, aumentem o teor de matéria orgânica do solo e contribuam para uma citricultura sustentável e de baixa emissão de carbono.

Segundo Lucena, o objetivo do evento é demonstrar aos produtores e técnicos extensionistas da região os benefícios do uso de coberturas vegetais em citros na região do litoral norte baiano. “O manejo adequado de coberturas verdes nas entrelinhas dos pomares reduz o uso de herbicidas e o número de operações com roçadeiras para o controle do mato. A adoção do manejo de coberturas vegetais poderá também minimizar os efeitos do trânsito exagerado de máquinas nos pomares que causam a compactação do solo com a formação do chamado “pé-de-grade” e dificultam o armazenamento de água no solo, tornando as plantas mais suscetíveis ao déficit hídrico em períodos de ocorrência de veranicos”, explica Cicero.

Programação
A programação tem três estações simultâneas: “Manejo e conservação do solo na citricultura” (Alisson Xavier, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura), “Manejo de coberturas vegetais em pomares de citros” (José Eduardo Carvalho, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura) e “Viabilidade econômica do uso de coberturas vegetais em citros” (Cicero Lucena e Roberto Toyohiro Shibata, proprietário da Fazenda Lagoa do Coco).

Panorama da cultura
A citricultura é uma das principais atividades agrícolas nos estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Sul, Alagoas e Amazonas. A produtividade média nacional da laranja é de 23,3 toneladas por hectare.

A citricultura baiana é conduzida em solos que apresentam uma camada adensada e coesa, característica de perfil do solo comumente encontrado na região dos tabuleiros costeiros, o que torna imperioso a adoção de práticas conservacionistas de solo, evitando a sua degradação e o consequente declínio dos pomares.

De significativa importância socioeconômica, a citricultura é responsável por incluir o país na liderança internacional. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é o primeiro produtor mundial de citros e o maior exportador de suco de laranja doce – principal produto do complexo agroindustrial da citricultura brasileira. A área plantada com citros no Brasil ocupa em torno de 940 mil hectares, sendo 88,8% desta área plantada com laranja.

Serviço
8h30 às 9h - Recepção e inscrições
9h às 9h30 - Abertura do evento
Domingo Haroldo R. C. Reinhardt – chefe-geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura
Antônio José de Almeida – chefe do Escritório Local de Rio Real da EBDA

9h30 às 12h30 - Visita às Unidades Demonstrativas
Estação I - Manejo e conservação do solo na citricultura
Francisco Alisson da Silva Xavier – Embrapa Mandioca e Fruticultura

Estação II - Manejo de coberturas vegetais em pomares de citros
José Eduardo Borges de Carvalho – Embrapa Mandioca e Fruticultura

Estação III - Viabilidade econômica do uso de coberturas vegetais em citros
Cicero Cartaxo de Lucena – Embrapa Mandioca e Fruticultura
Roberto Toyohiro Shibata – Fazenda Lagoa do Coco

Para mais informações: (75) 3312-8113/8077

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada