dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal      
Evento discute interferência das micotoxinas na segurança alimentar
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Lebna Landgraf, Embrapa Soja
21/10/2014

A infecção de grãos por fungos, no processo de armazenamento, é um dos grandes desafios de segurança alimentar do século XXI, tanto que o tema foi destaque durante a VI Conferência Brasileira de Pós-Colheita, que terminou no dia 16 de outubro, em Maringá (PR), evento promovido pela Associação Brasileira de Pós-Colheita (Abrapos) e pela cooperativa Cocamar.
 
De acordo com a pesquisadora Myrna Sabino, do Instituto Adolfo Lutz, os fungos são organismos que se proliferam em alimentos que tem umidade, por isso, o ideal no caso de grãos armazenados após a colheita, é que passem por processo de secagem adequada. "Após a colheita, a secagem é a arma mais eficiente contra o crescimento de fungos e a consequente produção de micotoxinas", avalia Myrna.
 
As micotoxinas são substâncias produzidas por várias espécies de fungos e são conhecidas pelos efeitos nocivos à saúde humana e animal. Myrna explica que as micotoxinas favorecem as mutações nos organismos – com efeitos cumulativos - e induzem ao câncer. Os cientistas identificaram mais de 100 delas, no entanto, 30 estão sendo estudadas (como aflatoxinas e fumosininas, por exemplo) devido ao seu grau de prejuízo à saúde.
 
No Brasil, as micotoxinas já causaram problemas com a importação e a exportação de produtos como o trigo, a castanha do pará, o café, o milho e a páprica. Inclusive, a Agência Nacional de
Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu novos Limites Máximos Tolerados (LMT), a partir da Resolução RDC no 7, de fevereiro de 2011, para diversas micotoxinas que afetam alimentos e matérias primas.
 
A necessidade de se criar padrões toleráveis que garantam a qualidade dos alimentos para micotoxinas começou com a União Europeia. A pesquisadora Monica Olsen, da Agência Nacional de Regulamentação Sueca, apresentou durante a Conferência de Pós-Colheita, as demandas do Mercado Europeu para Micotoxinas. A legislação europeia para micotoxinas em cereais, alimentação para humanos e ração animal é bastante rigorosa e foi definida a partir de dados científicos para avaliação de risco aos homens e animais.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada