dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Tecnologia    
Determinação de vetores espaço-temporais para culturas agrícolas é tema de curso
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Daniela Maciel, Embrapa Gestão Territorial
28/10/2014

De 21 a 23 de outubro, durante a III Semana de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, promovida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Embrapa Gestão Territorial ofereceu o curso "Determinação de vetores espaço-temporais para culturas agrícolas utilizando o QGis".
 
A capacitação teve dois principais objetivos: o primeiro foi apresentar os conceitos básicos sobre a construção e interpretação de mapas, o que englobou os sistemas de referência e de projeção, a conceituação básica de escala e, também, os conceitos e aplicações de ferramentas livres de Sistemas de Informação Geográfica (SIG). O segundo, foi a apresentação da metodologia para a representação de dados cartográficos, baseada na determinação de vetores espaço-temporais, desenvolvida pela Embrapa Gestão Territorial.
 
Essa metodologia, segundo o Analista de Geoprocessamento e instrutor do curso, Wilson Holler, possibilita acompanhar o deslocamento da produção agropecuária, por meio da determinação da concentração da produção (centros de massa), a partir de dados históricos oriundos das bases de dados oficiais.
 
O curso foi parte de uma série de outros eventos que ocorreram durante a semana, a qual teve duração de 20 a 23 de outubro. Para Wilson, a oportunidade em oferecer o curso deve ser vista como uma ação multiplicadora, no sentido de promover a capacitação de novos agentes para o trabalho com dados geográficos aplicados à agricultura. Segundo ele, o campo de atuação do engenheiro cartógrafo e agrimensor é amplo e há uma demanda contínua para o setor agropecuário, que ainda utiliza pouco a informação geográfica como elemento estratégico.
 
Ele destaca que houve um grande interesse dos acadêmicos pelo curso e que, na turma, havia dois grupos: os que já se familiarizavam com o tema e aqueles que tinham um contato inicial, porém, durante os dias de capacitação, foi possível nivelar os conhecimentos dos participantes e, na sequência, aprofundar um pouco mais o assunto.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada