dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Qualificação e Aprendizagem    
Floricultura atrai cada vez mais produtores no DF
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater-DF
29/10/2014

A Emater-DF promoveu, na última semana, um curso de Flores Tropicais. As aulas, que aconteceram no Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da empresa, em Planaltina, contaram com a participação de 49 produtores rurais. Este foi o quinto de um total de seis cursos, previstos no Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável, intermediado pela Emater-DF entre a Cooperativa Multiflor e a Fundação Banco do Brasil (FBB).

As aulas tiveram uma etapa teórica e outra prática, onde os participantes puderam aprender mais sobre o cultivo de flores e plantas ornamentais. Dicas sobre irrigação, adubação, prevenção de doenças e arranjos foram apresentadas pela engenheira agrônoma Ana Paula Sá Leitão — da empresa paulsita Flortec, contratada pelo programa para ministrar o curso. A atividade foi voltada para aqueles que já trabalham com floricultura, mas atraiu também empreendedores que têm interesse em ingressar no ramo — dentre eles, agricultores do assentamento Márcia Cordeiro Leite, na área rural de Planaltina.

Ambiente agradável
Luciene Santos Sousa, moradora do núcleo rural Riacho Frio, na região administrativa de São Sebastião, é uma das produtoras interessadas em aprofundar os conhecimentos em floricultura. Originária da área urbana — ela trabalhava como faxineira e o marido era vigilante —, a família migrou para a zona rural para iniciar uma criação de peixes. “Com forte apoio da Emater-DF, conseguimos montar um pesque-e-pague e hoje temos um restaurante. A floricultura vai me ajudar a embelezar o empreendimento e tornar o ambiente mais agradável”, planeja.

Projeto
O convênio entre a FBB e a Multiflor, de R$ 166 mil, prevê a realização dos cursos, além da compra de equipamentos técnicos, móveis e até um software de gestão para a cooperativa, cuja sede fica no núcleo rural Rio Preto. Com isso, a Multiflor deve se fortalecer para conquistar mais espaço no mercado brasiliense.

O gerente da Emater-DF no Rio Preto, Rodrigo Marques, avalia que a floricultura é uma boa oportunidade de aumentar a renda de produtores no Distrito Federal. “A atividade atrai interesse por proporcionar prazer e bem-estar, mas pode gerar mais lucro e, consequentemente, melhorar a vida dos moradores do campo”, salienta.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada