dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Sanidade Vegetal        
A busca por herbicidas de base natural
Compostos naturais poderão substituir químicos aplicados na lavoura
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Marcos Vicente, Embrapa Meio Ambiente
19/10/2015

Estudos desenvolvidos pela Embrapa Meio Ambiente apontam que plantas como a Imperata cylindrica (também conhecida como grama-de-sangue) possuem compostos que inibem o crescimento de outras plantas. Extraídos por solventes, esses compostos serão testados em diferentes concentrações para se verificar o nível de eficácia. As pesquisas buscam combater a evolução da resistência de pragas e doenças aos pesticidas.

Antônio Cerdeira, da Embrapa Meio Ambiente, explica que a Embrapa não busca criar novos herbicidas. A tarefa inicial é isolar biocompostos de plantas específicas, com potencialidade herbicida. O resultado final esperado é o desenvolvimento de modelos para a criação de novos herbicidas naturais por indústrias químicas. Herbicidas, diga-se, eficientes, menos persistentes no ambiente e menos tóxicos que os produtos comerciais atualmente disponíveis no mercado.

Atualmente plantas daninhas resistentes ao controle com herbicida avançam em áreas de campos cultivados no Brasil e ameaçam o vantajoso sistema de plantio direto, principalmente em lavouras de soja e milho. A monocultura e o uso contínuo de uma única formulação de herbicida, por décadas, têm contribuído para a seleção natural de biótipos de plantas resistentes ou tolerantes, que infestam os campos e influenciam negativamente a rentabilidade nas lavouras.

As plantas invasoras que mais preocupam os pesquisadores são a buva (Conyza bonariensis e Conyza canadenses), o azevém (Lolium multiflorum) e o capim-amargoso (Digitaria insularis) que possuem alto poder de disseminação. Uma única planta de buva, por exemplo, pode produzir até 200 mil sementes com características e estruturas de fácil dispersão pelo vento, o que a caracteriza como espécie agressiva quanto à infestação. A planta pode interferir na produtividade e, consequentemente, na lucratividade da lavoura, de modo bastante expressivo.

Infestações, mesmo em menor grau, da ordem de seis a dez indivíduos por m²/ ha, por exemplo, correspondem a meia tonelada de grãos a menos na balança. A conta é simples, quanto mais plantas invasoras no terreno, menor é a produtividade.

Antonio Luiz Cerdeira, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, acredita que produzir grãos será uma tarefa que envolverá cada vez mais trabalho e recursos. "Podemos estar deixando de lado a praticidade do plantio direto, com uso de único herbicida no controle de plantas daninhas, por um sistema mais complexo, trabalhoso e oneroso para se produzir grãos", explica. Para ele, o agricultor precisa entender que acabou o tempo em que se deixava o mato crescer e, quando era conveniente, aplicava-se o herbicida "e, como num passe de mágica, resolvia-se a questão".

Programa de pesquisas
O alto grau de interferência de certas plantas, por concorrência de recursos naturais com plantas vizinhas (água, luz e nutrientes), as tornam vilãs das áreas de cultivo. Chamadas popularmente de plantas daninhas, infestam áreas de cultivo, interferindo na produção de alimentos.

Por décadas, o glifosato foi tratado como o herbicida químico mais eficiente e bem-sucedido do mercado no controle de plantas indesejáveis. O que antes era a solução definitiva na agricultura, hoje não possui a mesma eficiência. O momento é de encontrar novas alternativas para enfrentar plantas invasoras resistentes.

A Embrapa Meio Ambiente (SP) e a Embrapa Soja (PR) desenvolvem pesquisas em conjunto para descobrir compostos com potencial de ação herbicida e aproveitamento de alelopatia - a capacidade de as plantas introduzidas em um determinado ambiente influenciarem as plantas que lá estão. Conceitualmente, são compostos químicos que a planta exsuda ("transpira"), e que são capazes de interferência no crescimento de outras plantas. Além das pesquisas com alelopatias, são realizados manejos alternativos, com controle químico e cultural de plantas daninhas.

O trabalho se integra a um sistema mais amplo de pesquisas, o Sustensoja – Estratégias integradas para geração de tecnologias para a sustentabilidade da cadeia produtiva da soja.

Segundo Dionísio Gazziero, da Embrapa Soja, é possível obter respostas sobre os efeitos alelopáticos de um determinado componente dentro de condições diversas de solo e clima, por exemplo, ou dentro de determinado programa. "Verificada, em campo, a suspeita de efeitos alelopáticos inibidores de determinada planta, são feitas avaliações em laboratório. Uma vez validado o padrão de efeito, os compostos serão testados no campo", explica.

A pesquisa inclui avaliações para o ambiente da integração lavoura-pecuária-floresta e sistemas com outras culturas, nos quais a soja é um dos componentes. Isso possibilita determinar o grau de interferência que a floresta exerce na lavoura, seja por questões físicas ou interferência alelopática.

Investimentos em equipamentos de pesquisa
Segundo Celso Manzatto, chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, o momento exige esforços, tanto de se conter o avanço da invasão de plantas resistentes nas lavouras, quanto na proposição de novos conceitos de controle, apoiados em pesquisas científicas. Segundo ele, a resposta da Embrapa a esse desafio, em um primeiro momento, baseou-se no envio dos pesquisadores Sônia de Queiroz e Lourival Paraíba ao exterior, para entrar em contato com os estudos internacionais que se desenvolviam em outras instituições. Em um segundo momento, a preocupação foi arregimentar parcerias científicas em nível nacional e internacional.

Manzatto destaca a aquisição, pela Embrapa, de equipamentos de tecnologia de ponta para aplicações de captura e processamento de imagens. Eles permitem avaliar bioensaios que visam ao descobrimento de compostos para uso na agropecuária. "Composto por sistemas de hardware e softwares, sensores e câmeras, nosso laboratório transformou-se em modelo na exploração da diversidade microbiana e também como depósito de recursos microbianos", diz o pesquisador.

Reportagem originalmente publicada em 4/11/2014

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Sanidade Vegetal
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada