dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal        
Helicoverpa, cochonilha rosada, moscas branca são tema de debate
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Meio Ambiente
07/11/2014

Durante o II Seminário sobre manejo estratégico de pragas exóticas, em 30 de outubro, no Auditório da Cana, no IAC Ribeirão Preto, além do enfoque nas principais pragas agrícolas que estão na iminência de entrar no Brasil, sistemas de prevenção disponíveis para evitar tal ocorrência, descrição do modo de invasão, dispersão e estabelecimento de pragas exóticas, foi feito um balanço da situação da recente introdução no Estado de São Paulo da Helicoverpa armigera, sendo apresentado seus danos, como está a dispersão, situação nas principais culturas e programa para combate, em debate com técnicos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Instituto Biológico, Coordenadoria de Defesa Agropecuária, Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; bem como consultores da área.

Na programação houve discussão sobre sistemas de prevenção à introdução de espécies exóticas no Brasil, com Rita Lourenço, do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Luiz Alexandre Nogueira de Sá, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) falou sobre a Estação Quarentenária “Costa Lima” para biocontrole de pragas exóticas no Brasil e Norton Benito, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF) falou sobre a invasão, dispersão e estabelecimento de pragas exóticas.

Durante sua palestra, o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente abordou as diversas pragas exóticas já presentes no pais, como a cochonilha-rosada e a mosca da carambola, entre outras de importância agrícola. Também comentou sobre o controle biológico clássico dessas pragas por meio das introduções de bioagentes de controle exóticos processados pelo Laboratório de Quarentena Costa Lima.

Pragas exóticas: vetores x viroses foi discutido por Fernando Salas, do Instituto Biológico (Apta/SAA-SP). Para encerrar a parte da manhã, houve debate coordenado por José Francisco Tristão (CDA SAA-SP), Sérgio Sanches, da Cati (SAA-SP) e Cristina Dudienas, do IAC-Apta (SAA-SP).

Na parte da tarde, foi apresentado o cenário das praga exóticas: Helicoverpa armigera, moscas brancas, cochonilha rosada e moscas de frutas por José Roberto Scarpellini, da APTA Regional Centro Leste, de Ribeirão Preto e por Pedro Faria Junior, da Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico e o cenário e perspectiva do manejo de moscas brancas por Massaru Yokoyama, consultor da Integração Agrícola Ltda, de Goiânia. Adalton Raga, do Instituto Biológico (Apta/SAA-SP) falou sobre as moscas das frutas: status atual e o controle biológico e a inserção no manejo das pragas exóticas foi abordado por Terezinha Cividanes, da Apta Regional Centro Leste. Logo após, houve mais um debate com Mário Tomazela, da CDA/SAA-SP, Carlos de Paula e Silva, da Cati (SAA-SP) e Margarida Ito, do IAC (Apta/SAA-SP).

Todas as informações estão em www.infobibos.com/agroenergia

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada