dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Genética Animal    
Caprinocultura de leite: Brasil tem seu primeiro sumário de avaliação genética
Carência de dados relativos à genética para produção de leite para comercialização de animais é um dos principais problemas da aitvidade no país
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Adilson Nóbrega, Embrapa Caprinos e Ovinos
14/11/2014

A caprinocultura de leite brasileira terá seu primeiro sumário de avaliação genética de uma raça publicado no país. Na segunda-feira (10), foi lançado, no Parque de Exposição Bolívar de Andrade (Parque da Gameleira), em Belo Horizonte (MG), o Sumário de Avaliação Genética do Programa Capragene, ano 2014, Raça Saanen. O evento faz parte da programação do aniversário de 10 anos da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (Caprileite/Accomig), parceira da Embrapa na produção da obra.

O Sumário consolida um trabalho do Programa de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiros (Capragene), desenvolvido para superar um dos principais problemas de acesso ao mercado na caprinocultura leiteira: a carência de dados relativos à genética para produção de leite para comercialização de animais (reprodutores e matrizes). Com dados sobre rebanhos da raça Saanen – uma das mais utilizadas para produção leiteira no Brasil - em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, a publicação destaca informações de mérito genético dos animais, obtidas quando os fatores genéticos para produção de leite são separados de outros componentes não genéticos que também podem influenciar o desempenho dos animais para a produção leiteira.
 
Segundo o pesquisador Olivardo Facó, da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), um dos autores do Sumário, a finalidade principal da publicação é tornar pública essa estimativa de mérito genético. "Ainda hoje, quando vai adquirir um animal ou sêmen, o criador de caprinos leiteiros dispõe de poucas informações para a tomada de decisão. Além de poucas, as informações são geralmente subjetivas. Com a publicação do sumário, o Capragene está disponibilizando para a sociedade, notadamente os criadores de caprinos para produção de leite, informações objetivas e com grau de confiabilidade conhecida sobre a capacidade que cada animal (bode ou cabra) avaliado tem em transmitir para suas progênies (filhos) os genes e/ou combinações genéticas favoráveis à produção de leite", explica Facó, ressaltando que estes índices são um ponto fundamental para orientar os criadores no processo de seleção e melhoramento genéticos de seus rebanhos.

Na opinião de Facó, o Sumário também pode ter impacto positivo na valorização dos animais e dos rebanhos participantes do Capragene, bem como na ampliação do mercado de reprodutores, matrizes, sêmen e embriões. Desde 2009, todos os produtores participantes do programa já recebem informações de avaliação genética de seus animais. A partir de 2013, o o Capragene também passou a disponibilizar o serviço de orientação do processo de seleção e acasalamentos.

Capragene
O Capragene existe desde 2005 e é desenvolvido pela parceria entre Embrapa, Accomig, Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos (ABCC) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A partir da articulação entre as instituições participantes nas ações do Capragene, a região Sudeste conta hoje com um controle leiteiro oficial, com mais de 50 mil controles individuais de animais das raças Saanen, Alpina e Anglo Nubiana. Este banco de dados, além de fundamental para o Capragene também subsidia informações sobre qualidade do leite caprino no país. O Capragene também tem estimulado ações de inseminação artificial e valorização dos animais e da comercialização locais.

O produtor de caprinos leiteiros interessado em participar do programa deve: atender às normas do teste de progênie e do controle leiteiro oficial; disponibilizar pelo menos 30 matrizes e realizar inseminação artificial destas matrizes com sêmen dos bodes em teste de progênie; manter no rebanho as filhas dos bodes em teste até que estas encerrem a primeira lactação; disponibilizar os dados reprodutivos e produtivos de todo o rebanho para o controlador; receber o controlador em dia não avisado; disponibilizar estadia e alimentação para o controlador nos dias de visita; formalizar termo de cooperação técnica com a Embrapa e com a Caprileite/ACCOMIG.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Wesley Dias
14/11/2014 - 14:31
Obrigado pela matéria!

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Caprinocultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada