dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Tecnologia      
Alagoas recebe dia de campo sobre manejo de adubos verdes na citricultura
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Léa Cunha, Embrapa Mandioca e Fruticultura
13/11/2014

Nesta quinta-feira, dia 13 de novembro, em Santana do Mundaú (AL), acontece um dia de campo sobre o manejo de adubos verdes na citricultura. e boas práticas de implantação do pomar de citros. O evento é realizado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura no Vale do Mundaú, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Associação Ecoduvale, Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas – Emater/AL e Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário.

O evento é uma das atividades previstas no projeto “Transferência de tecnologias de cobertura vegetal na cultura dos citros e sua contribuição para agricultura conservacionista”, liderado pelo analista Cicero de Cartaxo Lucena, do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura. O projeto, que está alinhado com as diretrizes do Plano da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) do Mapa, pretende divulgar técnicas que permitam a conservação do solo, aumentem o teor de matéria orgânica do solo e contribuam para uma citricultura sustentável e de baixa emissão de carbono.

O objetivo desse dia de campo é transferir tecnologias para técnicos, extensionistas e agricultores como a utilização de coberturas vegetais, visando ao manejo e à conservação do solo, e práticas de controle da gomose ou podridão de raízes, um dos principais problemas fitossanitários da cultura na região.

Tecnologias
“O manejo adequado de coberturas verdes nas entrelinhas dos pomares reduz o uso de herbicidas e o número de operações com roçadeiras para o controle do mato. No caso específico da região do Vale do Mundaú, onde a laranja Lima é cultivada em áreas de relevo muito declivoso, a adoção do manejo de coberturas vegetais pode contribuir para mitigar os efeitos da erosão do solo e as perdas de nutrientes nestes pomares. Na região também há associações de produtores orgânicos certificados, e o uso de adubos verdes é uma prática que ajuda na produção. Além da proteção do solo e da supressão das plantas espontâneas, as leguminosas contribuem para o aporte de nutrientes exigidos pelas plantas”. explica Cicero.

Atenção especial será dada à gomose (Phytophthora spp), doença causada por fungos que ataca plantas cítricas podendo levar à morte das mesmas. Os sintomas ocorrem tanto nas mudas produzidas em viveiros como no campo. Pode infectar sementes e causar podridões antes da germinação.

O Vale do Mundaú
O estado de Alagoas é o terceiro maior produtor de laranja da região Nordeste, ficando atrás apenas de Bahia e Sergipe, ocupando uma área de 4,3 mil hectares e produção de 46 mil toneladas de laranja, o que representa um valor da produção de R$ 18 milhões (IBGE, 2012). A citricultura alagoana tem como peculiaridade a produção de laranja lima, de baixa acidez, sendo a maior concentração de área plantada desta variedade no Brasil.

A introdução da citricultura no estado de Alagoas ocorreu na região do Vale do Mundaú, no final da década de 1950. Apesar da tradição do cultivo de laranja na região, a grande expansão ocorreu somente no final da década de 1990, com ascensão no mercado nacional para a venda de frutas in natura. A criação do Arranjo Produtivo Local (APL) da laranja, a organização dos agricultores e a opção por sistema agroecológico de produção tem facilitado a comercialização da laranja Lima com valor agregado e aumentado a renda dos agricultores.

Em relação ao sistema de produção, as características da paisagem local, com encostas íngremes que variam de relevo ondulado a forte ondulado e o plantio realizado no sentido “morro abaixo” tem tornado imperioso a adoção de práticas de conservação do solo nos pomares visando a sustentabilidade da cultura. A utilização de plantas de coberturas de solo nas entrelinhas do pomar pode se constituir em uma alternativa para a conservação do solo.

Plantas de coberturas ou adubos verdes, com capacidade de fixação biológica de nitrogênio, além dos benefícios da ciclagem de nutrientes, adição de matéria orgânica e proteção do solo contra erosão, as coberturas vegetais podem se constituir em uma boa opção para o controle de plantas invasoras nas entrelinhas dos pomares, evitando o uso de herbicidas, cuja utilização não é permitida em sistema orgânico de produção.
O sistema de plantio da laranja Lima está concentrada no porta-enxerto limão Cravo, que apesar de tolerante à seca, apresenta grande suscetibilidade à gomose.

Serviço
8h30 – 9h Recepção e inscrições
9h – 9h30 Abertura do evento
Valdelane Tenório – APL Fruticultura no Vale do Mundaú
Cristina Loureiro Strehl – Atendimento Coletivo Agronegócio – Sebrae-AL
9h30 – 12h30 Visita à Unidade Demonstrativa
Estação I
Manejo de coberturas vegetais em pomares de citros
José Eduardo Borges de Carvalho e Cláudio Luiz Leone Azevedo – Embrapa Mandioca e Fruticultura

Estação II
Boas práticas de implantação e condução de pomar de citros
Cicero Cartaxo de Lucena e Augusto César Moura da Silva – Embrapa Mandioca e Fruticultura

Estação III
Gomose dos citros
Hermes Peixoto Santos Filho – Embrapa Mandioca e Fruticultura

12h30 Encerramento

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada