dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Tecnologia    
Novas tecnologias aumentam produtividade na apicultura
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Fabiana Henrique
13/11/2014

O desenvolvimento dos negócios apícolas está diretamente ligado ao investimento em técnicas e tecnologias que resultam em redução de custos e melhoria na qualidade dos produtos. E o Brasil, apesar de ser o 11º maior produtor de mel no mundo e o 3º maior da América Latina, ainda tem muito a conquistar em termos de normatização e qualificação do produto.

Algumas das novas técnicas e tecnologias que podem ser adotadas pelos produtores brasileiros estão disponíveis no Boletim de tendências de Apicultura do SIS Sebrae – Novas Tecnologias no setor de apicultura. Entre elas está um método acessível para eliminar ou diminuir a ocorrência do parasita Varroadestructor – o elemento que mais causa prejuízos para a apicultura no mundo. A adaptação se chama Gaseificador de ácido oxálico e utiliza o próprio fumigador para a evaporação do ácido. Outra tecnologia em favor da apicultura é o Alimentador Dolittle, de plástico, com suporte para 3 litros de xarope. Ele evita a falência das abelhas durante o inverno por falta de alimentos, estimula o aumento da postura de ovos da rainha e supre a carência energética das abelhas.

Em termos de economia, uma cooperativa cearense desenvolveu uma Máquina desoperculadora que melhora a extração do mel. Ela retira o opérculo com menos desperdício de mel e em apenas 15 segundos. Processo que, por meio do garfo de agulhas de aço inox, durava até 3 minutos. Além de contribuir para que o mel não tenha o aspecto desagradável da cristalização, o Descristalizador de meltambém reduz sensivelmente o tempo de produção: de quatro a sete dias para apenas algumas horas. Além disso, esta técnica reduz perda de qualidade do mel.

Caso de Sucesso entre tecnologia e produtividade
O apiário de Adriano Adames, no Mato Grosso do Sul, adotou algumas destas tecnologias e estudos, o que tornou a produtividade três vezes maior que o normal. Entre as ações realizadas estão a substituição anual da abelha rainha e a inserção de uma cria na colmeia no lugar da rainha - isso induz as abelhas a continuar alimentando essa cria com a geleia real. Além disso, as novas abelhas-rainhas são colocadas em pequenas colmeias, para que se desenvolvam. Com relação ao planejamento, o apiário apostou na antecipação da primavera, promovendo a postura da abelha rainha e adiantando as atividades na colméia. Ao utilizar esses métodos, o apicultor obtém 70 kg de mel por colméia, na média, chegando a retirar até 100 kg do produto.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada