dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Evento      
Tecnologia de aplicação é ferramenta para sustentabilidade no agronegócio
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Fundação MT
17/11/2014

A tecnologia de aplicação é uma das ferramentas que o produtor pode utilizar para buscar maior sustentabilidade no agronegócio. Este é o apontamento do professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista) Ulisses Antuniassi, durante os encontros realizados pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, no É hora de Cuidar 2014. Em sua apresentação ele destaca o uso das tecnologias de aplicação para a redução do risco de deriva. “A deriva é uma parte da pulverização que não atinge o local desejado, principalmente pelo carregamento para outras áreas devido a ação do vento. Neste caso gera-se um potencial de danos, com riscos para o meio ambiente e também para a população que mora próximo às lavouras”.

Falar de sustentabilidade neste momento da safra é muito importante de acordo com o especialista, já que o atual cenário do agronegócio brasileiro tem se mostrado favorável às restrições ao uso de certos inseticidas e da tecnologia de aplicação aérea. “O produtor deve seguir um conjunto de boas práticas no manejo e aplicação dos produtos fitossanitários para poder agir com responsabilidade. Desta maneira é possível reduzir os riscos de impacto ao meio ambiente, bem como reduzir a chance de que estes produtos e ferramentas sejam questionados ou proibidos”.

A tendência apontada por Antuniassi de que a classe produtora brasileira tem se atentado cada vez mais com uma agricultura sustentável e competitiva se confirma com a evolução e investimento em tecnologias de aplicação. “As máquinas estão mais modernas e há mais opções no mercado. Além disso, há muito interesse pelos sistemas de grande desempenho e precisão na aplicação, como as aeronaves agrícolas e os pulverizadores autopropelidos”.

O evento
O É Hora de Cuidar 2014 começou no dia 10 de novembro e segue até cinco de dezembro. Esta semana iniciam os encontros da segunda rodada. Uma equipe técnica formada por quatro pesquisadores da instituição e um da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita de Botucatu/SP, Unesp, estão passando por 25 cidades, para informar ao produtor rural sobre cuidados com a lavoura de soja plantada na safra 2014/2015.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada