dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade      
Seminário de Agricultura Sustentável começa nesta semana em Porto Velho
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Rondônia
17/11/2014

Últimas vagas para o "Seminário de Agricultura Sustentável" - Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Sistema Plantio Direto: alternativas tecnológicas para expansão agropecuária sustentável do Noroeste Brasileiro",. As inscrições ainda podem ser realizadas. O evento será dias 19 e 20 de novembro em Porto Velho, Rondônia. O valor da inscrição para estudantes é de R$50,00 e para profissionais e outras categorias é de R$ 70,00. As vagas são limitadas, de acordo com a categoria. Mais informações e inscrições pelo e-mail rondonia.eventos@embrapa.br, ou pelo telefone (69)3901-2521, na Embrapa Rondônia.

O tema do Seminário vem ao encontro de demandas do setor produtivo, que busca alternativas para o aumento de produtividade, associado à eficiência da atividade e incremento na renda. Pesquisas também têm demonstrado que a integração das atividades agropecuárias é uma alternativa viável do ponto de vista técnico e econômico para a recuperação de áreas degradadas, promovendo o aumento da produtividade e trazendo benefícios tanto para os produtores quanto para o meio ambiente.

Neste sentido, a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e o Sistema Plantio Direto (SPD) são atualmente tecnologias que compõem uma política pública prioritária do governo federal (Programa ABC), tida como estratégia governamental, visando à recuperação de áreas degradadas e à sustentabilidade ambiental.

Rondônia tem hoje sua força econômica baseada na atividade agropecuária. Tradicionalmente, o estado tem na pecuária de corte sua principal atividade, ocupando maior área e gerando divisas, sendo o quinto exportador de carne do Brasil, com 120 mil toneladas exportadas em 2013, o que corresponde a 10% do total nacional e 2% da exportação mundial. No entanto, esta atividade explora áreas de pastagens com baixos índices de produtividade, principalmente devido ao alto nível de degradação em que estas pastagens se encontram.

Atualmente, a cultura da soja tem se expandido em Rondônia e hoje já é a principal atividade agrícola. Grande parte desta atividade tem utilizado áreas de pastagens degradadas, adotando tecnologias sustentáveis como o Sistema Plantio Direto. A soja é a principal cultura do agronegócio brasileiro e dentre os vários estados produtores do país, Rondônia, em crescente expansão da área cultivada, contribuiu com aproximadamente 191,1 mil hectares semeados na safra 2013/14, área 14% maior em relação à safra anterior (Conab, 2014).

A integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), portanto, é uma estratégia de produção sustentável fundamentada na integração dos componentes do sistema produtivo (agrícola, pecuário e florestal) na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotação. Por isso, apresenta-se como uma estratégia que busca aliar o aumento da produtividade com a conservação de recursos naturais no processo de intensificação de uso das áreas já desmatadas no Brasil.

Procedimentos para inscrição
Primeiro é preciso realizar uma pré-inscrição, baixando e preenchendo a ficha de inscrição que está disponível no portal da Embrapa Rondônia, no endereço www.embrapa.br/rondonia, e reenviando-a preenchida para o e-mail rondonia.eventos@embrapa.br. Havendo disponibilidade de vagas, será emitido o boleto e encaminhado ao participante via e-mail (constante na ficha de inscrição) para pagamento. O participante, então, deverá efetuar o pagamento e enviar o comprovante para o e-mail citado acima. Após a confirmação do pagamento, a comissão organizadora enviará ao participante um e-mail com a confirmação de inscrição.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada