dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Genética    
Embrapa lança variedade de laranjeira em dia de campo
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Mandioca e Fruticultura
02/12/2014

A laranjeira ‘Natal CNPMF 112’ é a mais nova opção para os citricultores que atendem ao mercado interno de fruta fresca e à indústria de processamento de suco e vai ser lançada nesta quarta-feira, 3 de dezembro, pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) em parceria com a Agropecuária Gavião Ltda., num dia de campo no município de Entre Rios, BA, localizado na principal região produtora de citros do estado.

O evento vai contar com palestras de pesquisadores da Embrapa sobre a variedade ‘Natal CNPMF 112’ e sobre manejo de plantas daninhas e de agrônomo do Viveiro Citrograf sobre produção de mudas de laranjeira. Segundo o pesquisador Orlando Sampaio Passos, a maior vantagem da ‘Natal 112’ em relação às outras variedades de laranja é a época de colheita. “Por ser mais tardia, a ‘Natal 112’ pode ser colhida depois da laranja Pera, o que amplia a faixa de colheita para o produtor”, salienta.

Outra vantagem é que ela é menos sensível ao vírus da tristeza dos citros do que a laranjeira ‘Pera’. A tristeza dos citros é causada por um vírus que circula na seiva da planta provocando caneluras no tronco e galhos das plantas e tem como maior agravante a sua distribuição pelas mudas e por um inseto vetor, o pulgão Toxoptera citricida.

Características
A laranjeira ‘Natal CNPMF 112’ é um clone nucelar (proveniente de sementes) da laranjeira ‘Natal’ que foi obtido na Embrapa Mandioca e Fruticultura a partir de sementes introduzidas da Estação Experimental de Limeira, do Instituo Agronômico de Campinas (SP).

De maturação tardia, tem colheita de agosto a outubro, podendo estender-se até dezembro, o que originou seu nome. A principal floração ocorre em setembro; outras temporãs, em épocas variáveis. Sua produtividade é considerada alta, em torno de 40 toneladas por hectare ou superior sob irrigação, a qual também amplia o período de colheita. A planta é de porte médio (em torno de 3,0 m de altura), o que lhe confere vantagem competitiva à laranjeira Valência, que é outra variedade tardia, e as folhas são típicas, de tonalidade verde-escuro.

Seus frutos têm tamanho médio (peso 190 g), sendo a casca ligeiramente rugosa e amarela uniforme e a polpa, alaranjada intensa. O conteúdo de suco é de aproximadamente 57% e o fruto tem apenas quatro sementes.
 
A laranjeira ‘Natal CNPMF 112’ pode ser disponibilizada por borbulhas mantidas em borbulheira protegida por malha antiafídea e livre da clorose variegada de citros (CVC). Popularmente conhecida como amarelinho, a CVC é uma importante praga que acomete a citricultura brasileira desde os anos 1980, podendo ser disseminada por inseto vetor (mais de onze tipos de cigarrinhas) e também por mudas infectadas.
Interessados nas borbulhas devem entrar em contato com o e-mail mandioca-e-fruticultura.vendas@embrapa.br

Serviço
8h30 às 8h45 – Recepção dos participantes
8h45 às 9h – Abertura – Domingo Haroldo Reinhardt (Embrapa Mandioca e Fruticultura) e Haroldo Santos (Agropecuária Gavião Ltda.)
9h15 às 10h – ‘Natal CNPMF 112’ – laranjeira tardia para mesa e suco – Orlando Sampaio Passos (Embrapa Mandioca e Fruticultura)
10h às 10h30 – Manejo de plantas daninhas – José Eduardo Borges de Carvalho (Embrapa Mandioca e Fruticultura)
11h às 11h15 – intervalo
11h15 às 11h45 – Produção de mudas de laranjeira – Christiano Cesar Dibbern Graf (Viveiro Citrograf mudas)
11h45 às 12h – encerramento

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada